FALTA DE LEITE MATERNO: SPRAY NASAL PODE SER A SOLUÇÃO

Querer amamentar e não conseguir por falta de leite é um drama comum e muito triste para as mamães. O Spray Nasal a base de Ocitocina  é um medicamento que promete ajudar essas mulheres lactantes na produção do leite materno.


O hormônio do amor:

A ocitocina é conhecida como o hormônio do amor e não é por acaso, afinal ela influencia da libido, nas interações afetivas e sociais. Ela também é responsável por várias outras funções no corpo, como controle da ansiedade e está relacionada a funções neuroendócrinas e cardiovasculares.
A ocitocina também auxilia nas contrações do útero e na liberação da placenta durante o trabalho de parto. Além disso, também cumpre dois papéis importantíssimos: a liberação de leite materno e a criação do vínculo entre a mãe e o bebê.

Como o Spray Nasal auxilia na produção do leite materno?

Para produção do leite materno são necessários basicamente dois hormônios, a prolactina e a ocitocina. Enquanto a prolactina age especificamente na produção do leite materno, a ocitocina age na ejeção do leite. O que isso significa?
Significa que mesmo que as glândulas mamárias produzam o leite, ele é liberado a partir da liberação da ocitocina no organismo.
O Spray Nasal é composto de um nonapeptídio sintético que é muito similar à ocitocina natural. Assim como a ocitocina natural, ela ativa as células miopteliais localizadas ao redor dos alvéolos mamários, fazendo com que o leite desça pelos ductos mamários.
O Spray Nasal ajuda tanto a saída do leite para que o bebê consiga mamar, quanto para que a mãe consiga drenar o leite com bomba ou manualmente. Como facilita a saída do leite, ele pode também prevenir a mastite e o leite empedrado.

Como usar o  Spray Nasal:

Para usar o Spray Nasal, é preciso aplicá-la na mucosa nasal, para que seja absorvida pelo organismo adequadamente. O hormônio sintético leva cerca de 5 minutos para agir, por isso, deve ser usado um pouco antes de amamentar ou ordenhar o leite.
Caso seja usado em excesso, o hormônio é descartado pelo corpo naturalmente, sem causar grandes problemas.
A dosagem indicada pelo fabricante é de uma nebulização (apertada no spray) de 2 a 5 minutos antes de amamentar, sugar o leite com bomba ou fazer ordenha manual.

Contra-indicações:

O Spray Nasal não deve ser usado por gestantes, pois pode provocar abortamento ou outras complicações.
Também não deve ser administrada durante o trabalho de parto, pois não possui ação garantida nessa situação.

Reações adversas:

O principal efeito colateral está relacionado a cólicas causadas pela contração do útero muito comuns nos primeiros dias após o parto.
Em alguns casos pode causar dor de cabeça, enjoo e alergias na pele.
Caso você tenha dificuldade de amamentar e queira usar o Spray Nasal, procure um médico e converse com ele. Não faça automedicação, pois ela pode ser prejudicial à saúde.

SAIBA MAIS :

Comentários

loading...