FOLICULITE - CAUSAS , TRATAMENTO E PREVENÇÃO




Hoje estarei tratando de um assunto que acomete muitas pessoas entre mulheres e homens e incomoda bastante , é a foliculite , vamos conhecer um pouco sobre isto e como tratá-la.

A foliculite, popularmente conhecida como pelo encravado, é um dos problemas de pele que mais atinge a população, tanto masculina quanto feminina, ao redor do mundo. A principal causa da foliculite está ligada ao ato de raspar ou depilar a pele. Depois de um tempo, quando o pelo começa a crescer, se encurvam e penetram novamente na pele, gerando uma reação inflamatória, que pode ser purulenta e dolorosa. Quando não tratado, o pêlo pode crescer continuamente dentro da pele, gerando um cisto, nesse caso, é extremamente necessário procurar ajuda médica, pois a tentativa de remover o cisto em casa pode gerar outros problemas.

Reconhecer o problema é fácil e quase todo mundo já passou por isso: são aquelas bolinhas vermelhas, às vezes com a ponta amarela, que parecem espinhas e que surgem na região depilada ou barbeada. Além de ser feia, a foliculite também pode coçar e até doer, dependendo da gravidade do problema.

Quem tem a pele mais escura está mais propenso a desenvolver o problema. Isso ocorre por dois motivos: primeiro porque um número maior de pessoas com a pele escura tem pêlos encaracolados (que têm mais dificuldade de sair na superfície e encravam com mais facilidade), segundo porque o excesso de queratinização (ou seja, a pele mais grossa), mais comum em pessoas morenas, também favorece o aparecimento de foliculite.
LEIA TAMBÉM :



O pêlo encravado (que na verdade é uma pseudofoliculite, já que nesse caso não há infecção) ocorre quando o pêlo que está nascendo não consegue sair na superfície da pele, ou quando ele sai, mas volta a entrar nela. A foliculite é quando nesse local onde o pêlo está nascendo ocorre uma invasão de bactérias (normalmente do gênero estafilococus) causando uma reação inflamatória no local (o pus que deixa o aspecto amarelo nas feridas).

A lâmina usada incorretamente pode piorar o quadro principalmente no caso de virilha e barba. É importante evitar escanhoar, isto é, barbear no sentido contrário ao do crescimento do pelo. O indicado é utilizar a lâmina de forma bem suave e com a pele bem hidratada, de preferência após o banho. Quem já tem propensão a ter pelos encravados, a calça muito justa ou calcinha podem ser agravantes, assim como o excesso de esfoliação e cremes gordurosos ou óleo corporal. 


Mulheres que tem tendência a esse tipo de incômodo não deve fazer depilação no período menstrual. Além do aumento da sensibilidade, existe uma maior retenção de líquidos, diminuindo os níveis de hidratação externa da pele.


Outra causa do aparecimento  é fazer a depilação na véspera de ir para a piscina,o cloro da água potencializa a irritação da pele.Por isso, faça a depilação no dia seguinte à piscina, e não o contrário!



Como tratar a foliculite
O tratamento para foliculite precisa ser feito com orientação de um especialista, geralmente são receitados antibióticos em comprimidos ou para serem aplicados no local atingido pela inflamação.

Os ácidos glicólico, salicílico e retinóico também são utilizados para tratar a foliculite. Estes medicamentos servem para melhorar o aspecto da pele e tratar o quadro agudo da foliculite.

Para ter resultados duradouros, o melhor mesmo é investir na prevenção da foliculite e tomar alguns cuidados para evitar que as bolinhas voltem a aparecer.

Como prevenir

Uma das maneiras de prevenir a foliculite é deixar a pele respirar. Evite usar roupas justas e de tecidos grossos com frequência, principalmente nos dias mais quentes.

A esfoliação é uma grande aliada quando o assunto é prevenir a foliculite e deve ser feita semanalmente. Se a pele estiver irritada e com os primeiros sinais da foliculite, é melhor não esfoliar para não agredir mais a pele.

Use cremes que possuam ingredientes como ureia ou ácido glicólico em sua composição. Se usados com frequência, eles ajudam a desencravar os pelos.
Não há um método de depilação que seja ideal, mas a depilação definitiva a laser é uma das mais recomendadas já que diminui as chances do encravamento dos pelos e com isso, os riscos da foliculite são menores. Se precisar apelar para a lâmina, evite usá-la no sentido contrário ao crescimento dos pelos.




Dicas para evitar a foliculite ao barbear

 O momento ideal para fazer a barba é durante o banho ou logo após. Além de dilatar os poros faz com que os pêlos estejam úmidos.

 Deixe o creme ou gel de barbear durante três minutos no rosto antes de fazer a barba.

Use lâminas únicas e flutuantes.

Passe a lâmina sempre no sentido de crescimento do pêlo.

Se existir um quadro de foliculite, deixe a área afetada para ser barbeada por último. Se o problema for causado por bactéria, por exemplo, ela pode se espalhar para outros pontos.

Lave e enxugue bem a lâmina antes de guardá-la.

Utilize a lâmina por, no máximo, cinco vezes. A partir da sexta vez dificilmente o corte estará bom.


Utilize diariamente um produto hidratante no rosto. Creme para as peles ressecadas ou gel para as oleosas.
Evite utilizar barbeadores elétricos.




Cuidados para evitar foliculite na virilha

Alterne as depilações com cera e lâmina, porque o problema existe quando o pêlo que está crescendo fica “preso” sob a pele e não consegue crescer naturalmente, inflamando-a, quando se depila, o pêlo terá maior dificuldade em sair, o que não acontece quando se usa a lâmina, pois essa só corta o fio pela base.


Cremes depilatórios também pode ser uma solução.



Evite as máquinas depilatórias que arrancam os pêlos com pinças, pois é necessário fazer mais movimentos para retirar os pêlos, o que irrita ainda mais a pele.



Evite passar hidratante logo depois da depilação, deixe a pele respirar no dia, usar hidratantes no dia em que você se depila pode obstruir os poros. É bom só usar aqueles gels e cremes pós-depilatórios, que são específicos p/ isso e acalmam a pele.



Evite usar roupas de tecidos grossos como jeans ou muito justas no corpo, porque o atrito também interfere no crescimento dos pêlos, provocando os indesejáveis pêlinhos encravados.

Portanto o indicado é vocês se prevenirem e evitar este desconforto que é a foliculite, mater padrões de cuidado com a pele evita vários infortúnios, uma boa limpeza , esfoliação e uma hidratação adequada ajudam a melhorar. Fica a dica!!!













Comentários

loading...