LIMÃO : MITO OU VERDADE SOBRE SEU EFEITO EMAGRECEDOR



Se o limão emagrece? A resposta é sim , não é mito, pesquisas confirmam os benefícios dessa fruta que ajuda a emagrecer ,e além disso possui outros benefícios à saúde ,confira:

Desintoxica 

"O limão deixa o ph do sangue mais alcalino, o que favorece o trabalho das enzimas responsáveis pela eliminação de toxinas", diz a nutricionista Daniela Jobst. 


Diminui o armazenamento de gordura


A casca é rica em monoterpenos, moléculas dos óleos cítricos que penetram com facilidade em tecidos e células do corpo, ajudando a regular a absorção de açúcares e o armazenamento de gordura. 

É Diurética

O potássio contido na fruta auxilia na eliminação de sódio, o que facilita a produção de urina. 
Acelera a digestão

A acidez do limão ajuda na quebra das moléculas de proteína, facilitando o processo de digestão dos alimentos ingeridos. 

Aumenta a sensação de saciedade

Efeito alcançado graças à grande concentração de pectina - uma fibra solúvel que aumenta a sensação de saciedade.


Deixa a pele  mais firme

Pois possui vitamina C, que, além de todos os benefícios, ainda é base da molécula do colágeno, que forma as fibras de sustentação da pele.

O consumo diário do limão pode favorecer em muitos aspectos a saúde.

O organismo humano é um complexo de órgãos e sistemas que precisam funcionar de forma sincronizada e harmônica para gerar saúde e crescimento. E, toda a comunicação entre eles se passa através dos líquidos corporais que são o sangue, linfa, líquido crânio-sacral e intracelular, que representam cerca de 65% do peso de um adulto. Assim, a dinâmica do funcionamento do corpo humano é pura eletroquímica. Daí podemos entender porque o consumo diário de um alimento tão alcalinizante e mineralizante (são os sais minerais que conduzem a eletricidade) como o limão tem tanta influência positiva sobre a saúde humana.


Os sucos desintoxicantes contendo o limão, tomados em jejum e 30 minutos antes das refeições principais, dão uma cumplicidade ao organismo para se aliviar dos seus venenos, toxinas e excretos, entre eles o excesso de gordura corporal, as mágoas, frustrações, culpas, impotências, etc.




Uma terapêutica milenar da medicina Ayurvédica, simples o suficiente para ser praticada em qualquer situação, é  tomar em jejum o suco fresco de 1 limão em meio copo de água morna. Esta forma de consumo do limão será mais adequada e efetiva quanto mais a pessoa consome alimentos de origem vegetal ao longo do dia.

Porém ,também pode -se tomar em água gelada pois o  organismo terá que aquecer esta água assim consequentemente queimará mais calorias para metabolizar o suco.

As grávidas também têm uma 'quedinha' por comer limão puro. E não é puramente um desejo que não pode ser atendido, porque senão o bebê vai nascer com cara de limão. O nutricionista explica que elas têm preferência por alimentos ácidos por alterações hormonais. Ela vai amar receitas que usam esta fruta. Se ela estiver com náuseas, dê um limão para ela cheirar que isso diminui as ânsias.

 Ah, ficou triste porque queria ter coragem de beber limão puro, mas a acidez da fruta vai atingir em cheio seu estômago. Fique tranquilo! Pois o limão ao ser ingerido, é metabolizado, tornando-se alcalino e aumenta seu PH. Isso quer dizer que, ao chegar no estômago, ele perde sua acidez.
A história de que ingerir limão demais deixa o sangue “ralo” também vai por água abaixo. "O limão purifica o sangue, tanto que ele faz o mesmo papel do AAS para quem é cardíaco. É um excelente diurético, é antifebril, é usado também no tratamento da artrite e gota". Aproveite e tempere a salada com limão. Deixe fatias ao lado do prato pra temperar a carne, seja de peixe, frango, porco ou boi. O sabor fica especial.

O limão auxilia quem está com problemas de cistite, cálculo renal e no tratamento de enxaqueca - isso porque ele é diurético, como falamos antes. "É só tomar uma limonada". Se preferir, faça uma deliciosa limonada suíça ou um suco que misture outras frutas. Para tratamento estomatites e garganta inflamada, a indicação é fazer bochecho de limão com água, várias vezes ao dia.

Além de vitamina C, o limão possui cálcio, fósforo, ferro, magnésio, manganês, potássio, sódio e vitamina do complexo B.

Também por ter ação antisséptica (de novo, por causa do ácido cítrico), ele ainda combate os microrganismos inimigos que provocam fermentação no estômago e no intestino. Ou seja, é um alimento que pode evitar o acúmulo de gases.

Essa dieta é bastante usada em pessoas que estão acima do peso e sentem dificuldades em emagrecer, pois ela é uma dieta 100% natural e totalmente saudável, pois não há a necessidades de ser ingerir aqueles comprimidos cheios de químicas e produtos perigosos para a sua saúde. Portanto, se você quer emagrecer com saúde e com eficácia, faça a dieta do limão corretamente que obterá bons resultados, conforme for fazendo a dieta as chances de você começar a notar a diferença é grande, por isso não deixe de segui-la corretamente para que assim você consiga alcançar o peso que pretende.





Aproveite e calcule seu IMC (índice de massa corpórea) , assim você acompanha seu progresso, mais não se esqueça que toda dieta tem que vir acompanhada de atividades físicas e uma boa alimentação, senão o resultado não será desejável, veja a matéria sobre atividade física postado anteriormente.

Suponha que sua altura é de 1,80m e 77kg de peso. Neste caso, obtemos:
IMC = 77 / (1.80 * 1.80) = 23.4
Neste caso, o seu IMC de 23.4 corresponde a uma constituição normal.

Resultado
Situação
Abaixo de 17
Muito abaixo do peso
Entre 17 e 18,49
Abaixo do peso
Entre 18,5 e 24,99
Peso normal
Entre 25 e 29,99
Acima do peso
Entre 30 e 34,99
Obesidade I
Entre 35 e 39,99
Obesidade II (severa)
Acima de 40
Obesidade III (mórbida)

Comentários

  1. Oi Kathia,
    Eu não consigo gostar e me adaptar ao limão. Sei que faz bem, mas só como limão em tortinhas com creme, acho que estas não emagrecem!
    Cheguei ao seu blog por acaso e estou gostando muito. Já estou seguindo e vou ficar muito feliz se vc tb me seguir.
    Beijos 1000 e uma semana maravilhosa para vc.

    www.gosto-disto.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Betty, seja bem vinda, fico feliz que tenha gostado do blog, enquanto ao limão realmente nem todas as pessoas conseguem se adaptar por causa do azedo, mais pode acrescentar o limão ao tempero de saladas , carnes , pois ai vc terá outros benefícios como a vitamina C por exemplo, e pode deixar que olharei o seu blog e te seguirei, bjos minha querida e uma ótima semana pra ti também

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. to adorando ja faz um tempinho que to usando como vc fala, e o resultado ta sendo visto por muitas gentes, obrigada querida.

      Excluir
  3. gostei da matéria ká e hoje tive uma consulta com o hidroquino, ele vai me ajudar a emagrecer. e conto com o seu blog para me ajudar tbm bjkas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu problema tem cura, volta para a escola. " Endócrino"

      Excluir
  4. Pode deixar Naty que darei várias dicas naturais para te ajudar a emagrecer, continue acompanhando , bjinhus...

    ResponderExcluir
  5. qual a melhor maneira para tomar o suco do limão para emagrecer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá minha querida, vc pode tomar 30 minutos antes das principais refeições, um grande bjo

      Excluir
  6. posso tomar ele puro ?? pois adoro . bjoss dra.katia

    ResponderExcluir
  7. Oi Kátia! Que quantidade de limão é aconselhável para ser tomada diariamente?

    ResponderExcluir
  8. Excelente postagem Kátia. Iniciei a dieta e estou tomando o suco batido com casca 3 x ao dia. É correto?

    ResponderExcluir
  9. funciona mesmo olha eu estava com 90kg com muito limao e exercícios físicos 1:30 por dia já estou com 79kg da pra careditar.... esso fazer. pra crer.

    ResponderExcluir
  10. Tenho plaquetas baixas, estabilizam em 25. 000, posso consumir o limão diariamente? Não tem problema do sangue ficar mais ralo e eu ter uma hemorragia?

    ResponderExcluir
  11. Olá tenho 13anos posso fazer essa dieta??

    ResponderExcluir
  12. Ola Drª estou com 30kg acima do meu peso normal,e começei a tomar o suco de 1 limão por dia em jejum e puro isso é bom ou ruim?

    ResponderExcluir
  13. O Citrus Aurantium, também conhecido como laranja amarga ou de Sevilha é uma fruta cítrica importante em dietas para perda de peso por sua capacidade de aumentar o metabolismo e suprimir o apetite, e seus benefícios vêm conquistando cada dia mais a indústria da nutrição.

    Clique abaixo para conhecer mais sobre este produto:
    http://www.anaterrashop.com/fitoterapicos/citrus-aurantium-400mg.html

    ResponderExcluir
  14. Nossa, gostei muito das explicações de vocês, super completas, muito certas e explicadas de forma que podemos entender.
    Parabéns, o tarbalho de vocês está maravilhoso!
    Eu venho trabalhando com uma amiga numa página sobre a dieta do limão e estou achando muita coisa boa por aí também em casos de dietas e sugestões de alimentações com limão.
    Entrem lá depois pra conhecer.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário, sua participação é muito importante

loading...