CANDIDÍASE



A candidíase  é uma infecção causada por um fungo, denominado Candida Albicans, que ocorre nas membranas e mucosas da boca e nos órgãos genitais. Em pessoas com o sistema imunológico comprometido pode se disseminar por todo o corpo, neste caso ela é chamada de candidíase sistêmica. A candidíase pode afetar tanto homens quanto mulheres, mas os bebês que nascem de parto normal de mãe infectada também podem ser afetados. Uma outra manifestação desta doença é a candidíase intestinal.
LEIA TAMBÉM :




Geralmente, a candidíase está associada à queda da imunidade, ao uso de antibióticos, anticoncepcionais, imunossupressores e corticoides, à gravidez, diabetes, alergias e ao HPV (papiloma vírus).
Sintomas

a) Nas mulheres
* Coceira na vagina e no canal vaginal;
* Corrimento branco, em grumos, parecido com a nata do leite;
* Ardor local e para urinar;
* Dor durante as relações sexuais.
b) Nos homens
* Pequenas manchas vermelhas no pênis;
* Edema leve;
* Lesões em forma de pontos;
* Prurido (coceira). Em casos mais graves distúrbios gastro-intestinais, respiratórios e outros problemas dermatológicos podem aparecer.
Diagnóstico correto
A boa notícia é que, na grande maioria das vezes, a candidíase não traz consequências mais sérias. Mas, além do incômodo e do fato de ela poder facilitar infecções por outros agentes, é importante procurar seu médico o mais rápido possível por outro motivo. Apesar de assintomática na maioria dos casos, outra doença, chamada clamídia, também pode ter sintomas como coceira e corrimento. Uma das DSTs mais comuns, a clamídia é causada por uma bactéria e pode até levar à infertilidade se não tratada.
LEIA TAMBÉM :



Tratamento sem mistérios
Se a candidíase é incômoda, eliminá-la não tem nada de complicado. Ainda bem! "O tratamento é bem tranquilo e fácil de ser realizado". "Na maioria dos casos, usa-se um creme vaginal e um comprimido via oral para o casal, quando se tem vida sexual ativa." Afinal, se você foi contaminada, provavelmente seu parceiro também foi.
O remédio caseiro para candidíase pode ser uma opção complementar e natural para combater a doença. É importante que o indivíduo que sofre de vários episódios de candidíase em um mesmo ano tenha uma atenção especial, recorrendo a um especialista.
Dieta para Candidíase
Na dieta para a candidíase recomenda-se evitar açúcares e carboidratos, dando preferência aos alimentos ricos em vitamina A e D. Esse tipo de alimentação favorece o sistema imune fazendo com que o organismo consiga vencer o fungo e, portanto, a doença.
Recomendações

* Procure alimentar-se equilibradamente e levar vida saudável;
* Evite o consumo de bebidas alcoólicas e não fume;
* Use camisinha em todas as relações sexuais;
* Não se descuide da higiene íntima;
* Evite roupas justas demais e de material sintético;
* Prefira o papel higiênico branco e sem perfume;
* Não use absorventes internos;



Comentários

  1. não aguento mas, ja fiz varios preservativos e todos dão candida ja usei varias pomadas e eu e meu marido ja tomamos fluconazol e ainda não fui curada. me ajude por favor. to sofrendo com isso! me responda.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário, sua participação é muito importante

loading...