SAÚDE DA MULHER 5ª PARTE: MENOPAUSA E REPOSIÇÃO HORMONAL


Menopausa é o nome que se dá à última menstruação espontânea da mulher. O período da vida que antecede e precede a menopausa é chamado climatério (vai dos 45 aos 60 anos).

Nessa fase, os ovários deixam de produzir os hormônios estrogênios e progestógeno, de forma gradativa até perderem de vez a capacidade de funcionar. A mulher então deixa de ter a capacidade reprodutiva.

Não é uma doença, é apenas um estágio na vida da mulher. No entanto, ocorrem diversas modificações no organismo feminino nessa fase que podem predispor o aparecimento e o agravamento de várias doenças.

A principal característica da menopausa é a parada das menstruações.

No entanto, em muitas mulheres, a menopausa se anuncia por irregularidades menstruais, menstruações mais escassas, hemorragias, menstruações mais ou menos frequentes. Outros sinais e sintomas característicos como ondas de calor, alterações do sono, da libido e do humor, bem como atrofia dos órgãos genitais, aparecem em seguida.


Não existe idade predeterminada para a menopausa. Geralmente ocorre entre os 45 e os 55 anos, no entanto, pode ocorrer a partir dos 40 anos sem que isso seja uma anormalidade. É dita menopausa precoce quando ocorre espontaneamente ou por cirurgia antes dos 40 anos.

Não há relação entre a primeira menstruação e a idade da menopausa, nem tampouco existe relação entre a idade familiar da menopausa e a sua.


De acordo com recentes estudos, as ondas de calor ocorrem em mais de 50% das mulheres que entram na menopausa e sua frequência diminui para 30% das mulheres após três anos de menopausa. Apesar disso, os sintomas podem persistir em 16 % das mulheres com 67 anos de idade.

A menopausa pode trazer desconforto e sofrimento. Sensações súbitas de calor intenso, astenia, secura vaginal, diminuição da libido, redução da elasticidade da pele e da densidade óssea, aumento da probabilidade de enfermidades cardiovasculares, labilidade emocional e depressão atormentam as mulheres nessa fase da vida. Como a reposição de hormônios sexuais com a associação de estrógeno mais progesterona ou apenas estrógeno costuma diminuir a intensidade desses sintomas, grande parte dos médicos aconselhava a reposição para a maioria das mulheres.

Hormônios são mensageiros que as glândulas mandam para modificar a atuação das células, proporcionando saúde, equilíbrio, bem-estar e impedindo o envelhecimento. Quando sua produção diminui (eles não desaparecem do corpo, o organismo os produz em menor quantidade), proporcionalmente as pessoas começam a envelhecer; isto acontece mais ou menos aos 30 anos de idade, lentamente, já programado nos genes. Fazer a reposição de uma maneira natural é o “elixir da juventude”, porque os hormônios artificiais, feitos em laboratório, não têm a mesma estrutura molecular do hormônio produzido naturalmente pelo organismo. Brinque com a composição molecular, troque de lugar um único átomo de oxigênio, e o organismo saberá. A curto prazo, podem surgir alguns efeitos colaterais, e com o tempo, o risco de câncer e outras doenças degenerativas pode aumentar. Não basta ser semelhante, tem que ser idêntico. O hormônio sintético ocupa o local receptor; é como alguém que chega sem ser convidado para uma festa, impedindo o hormônio verdadeiro de ocupar seu lugar na célula. Já os fitos-hormônios não têm contra indicação, porque foram fabricados num laboratório perfeito: A NATUREZA.

A reposição hormonal pode ser feita com dosagens relativamente baixas, por via oral ou transdérmica (adesivo, gel ou creme). Neste último tipo, os hormônios são absorvidos pela pele, caem na corrente sanguínea e se espalham pelo corpo. A vantagem da opção não oral, segundo  Dr.José Bento ( Ginecologista), é que ela não agride o fígado.

Como o sistema hormonal é o “maestro” do corpo, um desequilíbrio pode desencadear doenças e acelerar o processo de envelhecimento. Veja abaixo a função de cada hormônio:

- DHEA: regula o estresse;
- Testosterona: controla a libido, a potência sexual, o coração, o tecido gorduroso e a musculatura;
- Estrógeno e progesterona: age na libido, no coração, no tecido gorduroso e na densidade óssea;
- Pregnenolona: regula a memória e o metabolismo neuronal;
- T3 e T4: controla o metabolismo corporal, o peso, a energia, a pele, os cabelos, as unhas e o funcionamento intestinal;
- Melatonina: é responsável pelos receptores hormonais, pelo sistema imune e pela qualidade do sono.


As taxas hormonais não caem porque envelhecemos, mas envelhecemos porque o corpo para de produzir as quantidades suficientes de hormônios. E eles não começam a cair ao mesmo tempo.

Esse nível nos homens geralmente baixa oito anos antes das mulheres, mas neles a redução é mais lenta. O sexo feminino passa praticamente três quartos da vida sob forte influência do sistema endócrino e se torna bem mais suscetível a flutuações hormonais.

O estrógeno reduz 30% aos 50 anos, com flutuações na menopausa. Já a progesterona tem queda de 75% entre os 35 e 50 anos, com contínuo declínio. Após a menopausa, ela praticamente desaparece. Esse hormônio tem a finalidade de manter a gravidez e proteger contra o câncer de endométrio (revestimento do útero), pólipos e miomas.

A testosterona baixa 40% entre os 40 e 60 anos e, aos 80 anos, fica praticamente zero. O DHEA diminui 50% entre os 25 e 50 anos. E, aproximadamente aos 75 anos, ele cai mais 50%.

A reposição hormonal diminui rapidamente a ocorrência de ondas de calor, melhorando a qualidade do sono. Além disso, o uso da progesterona natural, que tem um efeito sedativo, também contribui para melhorar a insônia.




Efeitos Colaterais dos Hormônios Sintéticos

A reposição hormonal traz grandes benefícios à saúde da mulher. Porém, é preciso conhecer os efeitos colaterais para evitar transtornos futuros.

Na TRH (Terapia de Reposição Hormonal) convencional, isto é, a reposição feita com remédios de drogaria, há efeitos colaterais tais como inchaços (retenção de líquido), náuseas, aumento de peso, dores de cabeça e pelo corpo, irritabilidade, caroços pelo corpo,corrimento vaginal,sangramento vaginal,aumento no tamanho e sensibilidade dos seios, crescimento de nódulos musculares no útero, inchaço nos seios, sobrecarga no fígado, pressão alta, tromboses e embolias; diversos cânceres também são provocados por este método.



Fito hormônio

Também chamados fitoesteróides ou fitoestrogênios, são alimentos fitoterápicos, com estrutura molecular semelhante à do estrogênio humano, embora com efeito mais fraco e diferente. Demoram mais para causar benefícios, entretanto são mais seguros, sem o perigo de usar dosagens erradas, porque nosso corpo absorve o necessário e elimina os excessos, em mais uma mostra da sapiência da natureza). Existem milhares de folhas, frutos, raízes e até sementes que contêm estes “hormônios”, beneficiando as mulheres que optaram por este método.

Agora vamos conhecer que hormônios são estes:

• O ginseng (Não usar se houver pressão alta e diabetes) – os mais indicados ainda o dong quai e a raiz de alcaçuz, chamada de ginseng da mulher.
• Erva-de-São-João, raiz de kava-kava, urtiga, valeriana, castanheiro-da-índia e também o cravo-da-índia.
• Vegetais da família do repolho, que aumentam a taxa de produção do estrogênio que circula no corpo.
• A soja e seus derivados (tofu, leite) são ricos em isoflavonas, uma classe de fitoestrógeno que diminui a taxa de colesterol, aumenta o conteúdo de minerais nos ossos, alivia sintomas da menopausa. São recomendados para quem tem câncer de mama e cólon de útero. As exceções, no caso dos derivados, são o óleo e a carne da soja, que não contêm isoflavonas e não são recomendados para a saúde. Já o shoyu (molho de soja) pode ser usado em saladas, porém não tem isoflavonas.
• A vitamina E – neutraliza calores, reduz o risco de problemas cardiovasculares, suores, depressão, ansiedade, tontura, palpitações, falta de ar e fadiga em seis semanas (diabéticos devem usar doses reduzidas). Esta vitamina você encontra em nozes, grãos integrais, amêndoas, azeite de oliva, gérmen de trigo novo prensado a vácuo. Ela ainda age como um antioxidante e combate o LDL – “MAU COLESTEROL”, que, oxidado, pode prejudicar as veias sanguíneas e causar arteriosclerose. O mesmo benefício não foi conseguido com suplementos vitamínicos.
• Salsinha, gergelim, ameixas, anis, aipo, alho, brócolis, couve-de-bruxelas, milho, semente de feno-grego, abacaxi, linhaça, broto de alfafa, abóbora, erva doce, maçã, banana, vagens, beterraba, cerejas, mamão, azeitonas, milho, pepino, batatas e muitas outras são substâncias semelhantes ao estrógeno.
• O pólen é rico em hormônio do crescimento que, segundo pesquisas, aumenta a resposta dos ovários às gonadotropinas (hormônios secretados pela hipófise).Este hormônio auxilia a produção de estrogênio e tem efeito positivo em casos de ovário policístico, anovulatório e alguns tipos de infertilidade.
• Inhame (inhaminho), que é muito rico em progesterona.
• As sementes e os brotos ricos em vitamina E – Tomar nove cápsulas de 250 mg por dia, até os fogachos desaparecerem. Depois reduzir para seis e fazer a manutenção usando só três. Pode-se acrescentar óleo de prímula (evening primrosc), três cápsulas ao dia.
• Para repor a progesterona deficiente, o ideal seria conseguir em farmácia de manipulação um creme composto de inhame silvestre do México, Ginseng Siberiano, Actéia negra, bardana, aloe vera e óleo de jojoba ou abacate. Este seria esfregado na pele do abdome, das axilas, das mamas e das coxas, alternadamente, durante 12 dias consecutivos por mês. Tomar o chá de folhas de amoreira também é recomendado por alguns especialistas, com resultados excelentes. Dose: um copo de três em três horas; descansar depois de 60 dias e, dez dias depois, recomeçar.
• Bardana, todos os cereais integrais, todas as sementes, linhaça, sementes de girassol e abóbora, gérmen de trigo, brotos de alfafa e de soja. Obs: Os alimentos crus e frescos têm um efeito maior que os cozidos.

O estrogênio natural aumenta o número de vasos sanguíneos localizados na região da uretra, o que eleva a pressão sobre o canal, evitando a incontinência urinária. Estudos demonstram que a TRH (natural) aumenta o colesterol “bom”, o HDL, e reduz o “ruim”, o LDL; por isso reduz problemas cardíacos. Aumenta o sistema imunológico, impede a fragilidade de ossos e vasos sanguíneos, melhora a artrite, artrose, estresse, mal de Alzheimer; combate os radicais livres e a atrofia muscular. Regulariza a perda de memória, insônia, fraqueza, fadiga, perda de libido, ajuda o organismo a curar-se mais rápido, revitaliza o corpo…


Reposição hormonal engorda? 
    
Todos têm maior propensão a engordar com o aumento da idade. Após a menopausa a mulher tem maior tendência a acumular gordura no abdome, perdendo a cintura. Esse tipo de gordura, além das consequências estéticas, é o mais perigoso para a saúde, pois se associa ao diabetes, à hipertensão arterial e alterações das gorduras do sangue.

"O aumento de peso não está relacionado diretamente à reposição hormonal. A mulher engorda devido à própria menopausa e ao processo de envelhecimento. Na reposição as taxas de hormônios serão iguais ou menores que as que o próprio ovário fabricou durante toda vida, sendo utilizado a mesma substância, o mesmo tipo de hormônio, na dose mínima adequada para proteger o osso e proteger o coração".

Esta apreensão é comum, a menopausa marca uma virada na nossa vida, e como em todas as outras etapas, devemos nos cuidar. Quando as famosas ondas de calor aparecer, está mais do que na hora de procurar o médico.

O acompanhamento do especialista é indispensável. Antes de iniciar o uso de qualquer medicação, a mulher precisa procurar um endocrinologista, para um acompanhamento clínico especializado, cada mulher precisa de uma quantidade. Cada caso é um caso.








Comentários

  1. Gostei da informação não sabia da existência de tantos hormônios fitoterápicos, seu blog é realmente informativo adorei muitas matérias que nele contêm, obrigada pelas informações, bjos

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz que tenha gostado este blog é para as pessoas terem conhecimentos que por muitas vezes não são bem exclarecidos

    ResponderExcluir
  3. adorei a matéria. Muito esclarecadora. Estou na menopausa, já a uns 3 anos. Esse ano completo 50 anos. E agora estou na fase de engordar. Fico chateada, pois sempre pratiquei exercicios fisicos, faço academia a 10 anos, e estou me sentindo impotente quanto a essa situação. Não sou adepta da TRH, pois minha mãe teve cancer de endométrio, e minha médica achou melhor usar os hormônios naturais. Estou tomando Isoflavona. Temos que ter paciência. Cada fase da vida tem que ser vivida com sabedoria. Obrigada pelas informações, foram muito úteis. Beijos da Mônica.

    ResponderExcluir
  4. Olá Moniquita fico feliz por poder ajudar, realmente temos que viver cada fase da vida mais sem sofrimentos , realmente a isoflavona é uma opção natural que não te prejudica, e não fique chateada logo esta fase de menopausa passa e você conseguirá voltar a seu normal, isso é só uma fase, bjos

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde

    Gostei da materia, como conseguir este creme na farmacia de manipulação, qual dosagem de cada um?..bjs

    ResponderExcluir
  6. CÁPSULAS NATURAIS PARA MENOPAUSA 30 CÁPS
    R$ 32,45

    Produto elaborado para aliviar sintomas da menopausa.

    Conteúdo: 30 cápsulas
    Código: 05010305

    Para maiores informações sobre este produto, acesse:
    http://www.anaterrashop.com/capsulas-naturais-para-menopausa-30-caps.html

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário, sua participação é muito importante

loading...