SAÚDE DA MULHER 3ª PARTE: MIOMA


O que é?

Os miomas são tumores benignos, não são cancerosos e a probabilidade de se transformarem nessa doença é extremamente baixa, é de 0, 05 %.
Podem aparecer a partir da puberdade, mas a idade de maior incidência é a quarta década de vida e com uma maior incidência em indivíduos de raça negra.

Assista o Vídeo para Aprender Mais.

Normalmente tendem a crescer acentuadamente durante a gravidez, devido ao aumento dos níveis hormonais. Após a gestação, geralmente os miomas retornam ao seu tamanho anterior.Devo salientar que com a menopausa, tendem a regredir ou mesmo desaparecer, devido à diminuição  hormonal no corpo feminino.
As causas exatas do aparecimento dos miomas ainda não são bem conhecidas, mas acredita-se que haja uma predisposição genética quanto uma maior sensibilidade à estimulação hormonal (principalmente estrogênio) nas mulheres que apresentam miomas.
Os miomas variam em tamanho, em alguns casos podem causar um crescimento acentuado do útero, simulando uma gravidez de até 5 ou 6 meses.
Eles ocorrem com frequência considerável, estando presentes em 20% a 30% das mulheres que se encontram em idade fértil, e em mais de 40% das mulheres acima dos 40 anos (mais especificamente até os 48 anos, que é a fase final do ciclo de fertilidade). 

LEIA TAMBÉM :





Por outro lado, raramente ocorrem antes dos 20 anos de idade. Na maioria dos casos, não há nenhuma repercussão negativa para a mulher. Ela, inclusive, pode atravessar toda a vida convivendo normalmente com o problema e, apenas lá na frente, durante um exame de rotina, descobrir que é portadora de miomas. Isso ocorre por que, em cerca de 50% dos casos, o problema não apresenta sintomas.

Casos de miomas na família, mulheres que nunca engravidaram e mulheres negras precisam ficar mais atentas. De acordo com a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), quem tem essas características têm até nove vezes mais chances de desenvolver miomas.  
O útero é composto por três camadas, e cada uma delas está relacionada a um tipo de mioma: 


O endométrio é a camada mais interna, que descama todos os meses durante o período menstrual. Nela se abrigam os chamados miomas submucosos. 

Já o miométrio é a camada intermediária do útero. Se há ocorrência de miomas nessa parte do útero, são chamados de intramurais. 

A camada serosa é a que dá revestimento ao útero. Por isso, os miomas que ali surgem são chamados de subserosos. Os fibromas podem variar de tamanhos microscópicos até tamanhos muito grandes, com diâmetros maiores do que 10 centímetros. 

E, dependendo também da localização e do tamanho do tumor, ele pode causar infertilidade na mulher. Assim como a localização define o tipo de mioma, ela vai influenciar nos sintomas. Um exemplo: o mioma submucoso está relacionado a sintomas de aumento de sangramento menstrual e infertilidade, já que o óvulo vai se fixar nessa área, o endométrio. 

Por isso, uma mulher que apresente sangramento menstrual aumentado (podendo provocar até anemia), dores abdominais, vontade de urinar a todo instante (por causa da compressão do tumor sobre a bexiga), constipação intestinal (também por conta da compressão) e aumento do volume abdominal demonstra sinais de que algo está errado com seu trato ginecológico. 


A mulher deve relatar os sintomas ao médico, para que seja feito o correto diagnóstico do problema. Vale lembrar que, durante a consulta de rotina anual, a existência de tumores é investigada pelo ginecologista. Mas, se a paciente sentir alguma coisa diferente nesse intervalo, deverá procurar sua médica. 



Exames


O médico realizará um exame pélvico. Esse exame poderá mostrar uma alteração no formato do seu útero.
Pode ser difícil identificar fibromas, principalmente se você estiver muito acima do peso.
Uma ultrassonografia pode ser feita para confirmar o diagnóstico. Às vezes, é feita uma ressonância magnética pélvica.
Uma biópsia endometrial (biópsia da mucosa uterina) ou laparoscopia pode ser necessária para excluir a possibilidade de câncer.

Sintomas de Mioma uterino


Os sintomas mais comuns de fibromas uterinos são:
·         Sangramento entre as menstruações
·        Fluxo menstrual intenso (menorragia), às vezes com passagem de coágulos
·         Ciclos menstruais mais longos que o normal
·         Necessidade de urinar com mais frequência
·         Cólica ou dor no período menstrual
·         Sensação de inchaço ou pressão na parte inferior do abdome
·         Dor durante a relação sexual

Observação: Geralmente não há sintomas. Seu médico poderá identificar os fibromas durante um exame físico ou outro exame. Os fibromas geralmente diminuem e não causam sintomas em mulheres que passaram pela menopausa.


LEIA TAMBÉM :




Tratamento de Mioma uterino


O tratamento depende de vários fatores, incluindo:
  • ·         Sua idade
  • ·         Saúde geral
  • ·         Gravidade dos sintomas
  • ·         Tipo de fibroma
  • ·         Se você está grávida
  • ·         Se quiser ter filhos no futuro

·          
Algumas mulheres podem precisar fazer exames pélvicos ou uma ultrassonografia regularmente para monitorar o crescimento do fibroma.
O tratamento dos sintomas de fibroma pode incluir:
· Pílulas anticoncepcionais (contraceptivos orais) para ajudar a controlar fluxos menstruais intensos.

·  Dispositivos intrauterinos (DIUs) para liberar o hormônio progestina que ajuda a reduzir o fluxo intenso e a dor.

· Suplementos de ferro para prevenir ou tratar a anemia devido a fluxos menstruais intensos.

· Medicamentos anti-inflamatórios não esteroides (AINE), como ibuprofeno ou naprosyn para cólica ou dor.

·  Injeções de tratamento hormonal de curto prazo para ajudar a diminuir os fibromas.

As cirurgias e os procedimentos usados para tratar fibromas incluem:
· Ressecção histeroscópica de fibromas: As mulheres que têm fibromas que crescem dentro da cavidade uterina podem precisar desse procedimento ambulatorial para remover tumores fibroides.

· Embolização arterial uterina: Esse procedimento interrompe a circulação sanguínea no fibroma, o que faz com ele necrose e diminua. As mulheres que desejam engravidar no futuro devem discutir esse procedimento com o médico.

·   Miomectomia: Essa cirurgia remove os fibromas. Esse costuma ser o tratamento escolhido para mulheres que querem ter filhos, pois preserva a fertilidade. Mais fibromas podem se desenvolver após uma miomectomia.




·  Histerectomia: Essa cirurgia invasiva pode ser uma opção se os medicamentos não funcionarem e outras cirurgias e procedimentos não for uma opção.

 Já está na hora de acabar com esse terrorismo de que as mulheres com mioma não conseguirão engravidar ou terão provavelmente uma doença maligna. É bom repetir sempre que mioma nasce benigno e morre benigno. Além disso, há técnicas que podem assegurar bons resultados no tratamento dos miomas com o mínimo de agressividade.

Comentários

loading...