SAÚDE DA MULHER 1ª PARTE: MENSTRUAÇÃO

A chegada da menstruação é provavelmente a mudança mais importante que acontece com as garotas durante a puberdade. 


Você não deve encarar a menstruação como um problema: ela é uma passagem natural na vida de uma mulher. É um sinal de que o corpo está saudável e funcionando bem. Você pode fica um pouco ansiosa quando menstruar pela primeira vez, mas a menstruação é normal e não deve causar nenhuma preocupação.



Uma menina do primeiro período menstrual passa por uma grande mudança, uma vez que fica marcado na vida dela. As mães ou irmãs mais velhas devem ajudar a preparar essa menina a compreender que esta é uma parte do crescimento. Geralmente, as meninas iniciam o seu ciclo menstrual durante a adolescência, que ocorre em torno de 12 a 13 anos de idade. Algumas são mais precoce ou tardia entre 8 a 16 anos de idade. 

A menstruação é apenas um aspecto do ciclo. Todo o processo leva de 28 em 28 dias para mulheres saudáveis, enquanto ainda não chega à menopausa, mas também pode durar de 23 a 35 dias. O ciclo menstrual afeta todo o sistema reprodutor do útero para a vagina, ovários e trompas). O ciclo é a forma de preparação para uma possível gravidez. 

LEIA TAMBÉM :




Todo mês, o ciclo inicia-se com a reprodução do sistema de produção de uma maturação dos ovos a partir do ovário e, em seguida, siga todos os preparativos para sua eventual fecundação. A produção de mais estrogênio, progesterona hormônio folículo-estimulante (FSH) e hormônio luteinizante (LH) entra em jogo. 


A menstruação é uma descamação do endométrio (membrana que reveste a cavidade do útero, ), acompanhada de saída de sangue. Isto ocorre porque os ovários reduzem muito a secreção de hormônios, e estes, por vários mecanismos, reduzem o estímulo ao endométrio, cujas células morrem e descamam. O primeiro dia do ciclo menstrual é o dia de início da menstruação, e pode durar de 3 a 7 dias.

 Menstruação escura

A menstruação escura e pouco fluxo, marrom ou tipo borra de café, pode ser causada por alterações hormonais, que ocorrem na mudança do anticoncepcional, podendo ser sinal de gravidez ou até mesmo como efeito colateral de algum medicamento.
Doenças sexualmente transmissíveis, endometriose e inflamação no útero são também alguns fatores que podem deixar a menstruação mais escura que o normal, sem nenhum outro sintoma aparente.
Ao trocar a pílula anticoncepcional é normal que a menstruação fique escura e  com pouco fluxo nos primeiros três meses e logo após a toma da pílula do dia seguinte também é normal que a menstruação fique escura.
A menstruação mais escura e de pouco fluxo que aparece no início e no fim do ciclo menstrual é uma situação normal que ocorre nas mulheres que possuem um ciclo menstrual regular e geralmente não representa nenhum problema de saúde.
Por vezes, a menstruação escura pode não ser nada. Basta esperar 1 ou 2 dias, até que o organismo habitue-se à alteração hormonal e então a menstruação volte à sua cor normal.
Mas o ideal é que sempre que a mulher note que a sua menstruação está mais escura que o normal, acompanhada ou não de mau cheiro ou de algum tipo de corrimento, ela vá ao ginecologista para investigar melhor o assunto.
Optar por não tratar pode perpetuar os sintomas e agravar a doença, se for o caso de haver alguma doença instalada.

Durante o ciclo menstrual, as mulheres podem apresentar distúrbios que interferem em sua qualidade de vida. Um deles é a tensão pré-menstrual (TPM), ou desordem disfórica pré-menstrual, que ocorre antes da menstruação e caracteriza-se por sintomas físicos (retenção de líquidos, aumento das mamas que ficam doloridas, dor de cabeça) e sintomas psicológicos, tais como irritabilidade, agressividade, nervosismo, vontade de chorar por qualquer motivo, depressão.
O outro distúrbio é a cólica menstrual, ou dismenorreia, um problema que afeta praticamente todas as mulheres em algum momento da vida e que pode variar de intensidade. Em alguns casos, a dor e o mal-estar são suportáveis, mas noutros os sintomas são tão intensos e persistentes que impedem o exercício das atividades normais do dia a dia.

LEIA TAMBÉM :


Ficar sem menstruar é saudável?

Antes de mais nada, como já falei acima a menstruação é um processo natural do corpo feminino e indica que naquele mês a mulher não engravidou. Mas, por mais que seja natural, para algumas mulheres este pode ser um período muito incômodo. Nos dias de hoje, grande parte das mulheres leva uma vida bem corrida: casa-trabalho-família e quando sobra um tempinho para passear, ir a praia… é ótimo! Imagina estar menstruada nestas horas? E quando aquele cara que você está de olho há um tempão te chama pra sair e você está naqueles dias? E para completar, cheia de cólicas e TPM? Que situação!
Isto sem falar naquelas mulheres que realmente precisam ficar sem menstruar, como por exemplo, as que estão em tratamento para endometriose. Estas e tantas outras situações podem servir de motivo para uma consulta com o ginecologista para saber quais são as alternativas disponíveis para quem quer se livrar temporariamente da menstruação.
Existem diversos medicamentos que podem provocar a suspensão da menstruação, mas os mais utilizados para este fim são os métodos anticoncepcionais que contém somente um tipo de hormônio: a progesterona. As injeções trimestrais, a minipílula, o DIU medicado com hormônio (Mirena) e o implante colocado debaixo da pele (Implanon) são exemplos. A suspensão da menstruação é um efeito esperado para quem usa estes métodos. As pílulas anticoncepcionais combinadas, que contém estrogênio e progesterona, também têm sido usadas para suspender ou atrasar a menstruação. Muitas mulheres “emendam” uma cartela na outra sem dar intervalos. Apesar de não ser prejudicial à saúde e nem diminuir a eficácia do método, estas mulheres podem ter mais sangramentos de escape, aquele tipo “fora de hora”.
Todos estes métodos são muito seguros e têm vantagens e desvantagens. Entretanto devem ser sempre utilizados sob recomendação médica, pois não são livres de contra-indicações. Se não forem bem indicados, aí sim, podem trazer danos à saúde da mulher!
Existe uma crença popular que diz que se a mulher não menstruar, pode ficar maluca, pois o sangue “sobe para a cabeça”. É claro que isto não acontece, mas é importante estar atenta: em geral, ficar sem menstruar não traz riscos para a saúde da mulher e nem para o seu futuro reprodutivo, desde que ela esteja usando algum método que tenha este efeito! Se a mulher não usa nada e fica sem menstruar, é fundamental procurar ajuda médica, pois esta situação não é normal. Ela poderá estar grávida e não saber ou ter algum problema que precisa ser investigado e tratado.
Fica a dica!!!



Comentários

  1. eu fiquei mestruada com 12 anos dia 14 de junho pela primeira vez hoje é dia 07-08-2012 ela ta muito atrasada pode ser perigoso

    ResponderExcluir
  2. Oi minha querida você teve sua primeira menstruação portanto seu corpo ainda está se adaptando com as alterações hormonais é muito cedo para falar que a algo de errado, quando iniciamos a primeira menstruação é comum em algumas mulheres acontecer atraso nos primeiros meses, portanto não se preocupe, agora se por acaso atrasar meses ai sim seria aconselhável procurar um ginicologista, bjinhu

    ResponderExcluir
  3. eu fico muito nervosa e sinto muita cólica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é sinal de TPM que é normal na época do ciclo mesntrual, logo estarei postando um post sobre TPM, bjos

      Excluir
    2. Ooi meu nome é Larissa será que você pode me dar sua opinião?! Bom minha mestruaçao vem sempre no começo do mês 1 ou dia 2 e dura três a quatro dias ... Então no fim do meu ciclo mestrual tive relação com o meu namorado assim que acabou no caso no quinto dia a diante .. So que dps d td acho q uma semana dps fomos ter d novo e achamos que ele poderia ter gozado dentro mesmo com a proteção da camisinha ! Fui a farmácia e comprei a pílula do dia seguinte tomei adequadamente so que dps de uns três dias após o uso da pílula ... Estou mestruada o que é ? Me ajude pfv ... Muito obgd

      Excluir
  4. Uso anticoncepcional a 7 anos..o primera 30.minha mestruacao ja estava escura mas vinha normalmente.Resolvi por conta propria trocar pelo primera 20 e a dois meses minha mestruacao veio bem escassa e marrom.Acredito qur nao estou gravida porque a pouco tempo atras fiz exame de sangue porque estava fazendo o tratamento com o roacutan e por causa disso estava usando outros meios conceptivos para nao engravidar.Pode ter alguma relacao?devo voltar a tomar o primera 30?

    ResponderExcluir
  5. Oie Dr. Katia, eu tive relação sem camisinha dia 10/02 e dia 27/02 desceu normalmente. Dia 16/03 eu tive relação outra vez, só que dessas vez eu usei preservativo, mas esse mes minha menstruação atrasou 8 dias , no terceiro dia de atraso eu fiz um exame de farmácia e deu negativo, ai eu comecei a tomar leite com canela e açucar que minha avó disse que ajudava a descer , aí , como eu havia dito, com 8 dias desceu, ainda nao se passou nem 24 horas desde que desceu, e esta vindo muito mais escuras do que de costume, e eu sempre sinto colicas do lado direito, esse mes eu estou sentindo colicas muito fracas do lado esquerdo , mas estou preocupada. Será que estou gravida ?

    ResponderExcluir
  6. oi DR.Katia
    eu tomo ante concepsional mas durante esses dois mÊses minha menstruaçaõ veio muinto escura e por um periodo curto .
    veio no sabado,sumiu o domingo e so me deu um oi na segunda-feira
    mas logo foi embora, minha barriga cresceu entaõ desconfiei q estava gravida .
    fiz o exame de sangue mas deu negativo.

    DR. o q posso ter ?
    eu poso estar gravida ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vc começou a tomar um anticoncepcional a pouco tempo é normal pois o anticoncepcional tem 3 meses para se adaptar ao organismo da mulher e nesse período vc terá que se prevenir com camisinha pois pode haver algumas reações , a partir do 4º mês de uso que sim vc poderá ficar tranquila, bjos

      Excluir
  7. Minha menstruação veio marrom por 8 dias e acompanhada de muitos enjos o que pode ser ?

    ResponderExcluir
  8. Dra. tenho 25 anos e desde os meus 16 anos que tomo a pilula Belara, na altura a minha GEO receitou-me devido a irregularidade do meu ciclo menstrual. No ano passado troquei para a Yasmin, mas na altura da menstruação sentia muitas dores e enxaquecas, ainda aguentei um tempo. Em Janeiro do corrente ano, o meu fluxo começou a ser muito pouco e um pouco acastanhado, então em Março e uma vez que não me estava a dar com a Yasmin voltei para a Belara, mas o fluxo continua a ser pouco. No mês passado fiz o papanicolau e o resultado foi normal, também em Dezembro de 2012 fiz uma eco vaginal e estava tudo bem. É normal ter muito pouco fluxo? uma colega minha disse que podia ser problemas no Endométrio, que podia estar fino demais... fiquei assustada! e que devia fazer uma pausa, porque tomar a pilula durante muitos anos vai fazer com que eu tenha problemas em engravidar um dia mais tarde! fiquei a pensar nisto! se me poder ajudar agradeço.

    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá minha querida, o fato de vc tomar um anticoncepcional por uso continuo não te prejudica em ter filho, pois quando vc parar vc estará apta a ter, isso não influencia e pelo contrário vc evita cncêr no colo uterino fazendo uso da medicação , enquanto a seu fluxo , normalmente quando algumas mulheres fazem uso do anticoncepcional seu ciclo tende a diminuir isso é normal, pois como eu mesma relatei em meu post sobre a mesntruação a mulher não é obrigada a menstruar , se vc quiser pode até tomar a pírula continuamente que não tem problema, bjos

      Excluir
  9. Boa tarde... Tenho 26 anos e estou tentando ter meu 1º bebe a um ano... tomei mesigyna por 3 anos direto, antes e durante o uso da mesma meu ciclo era regulado 28 dias... mas quando deixei de tomar meu ciclo ficou desregulado, levo 6 meses para regular, porem com fluxo intenso, mas muito mesmo que sentia fraca... Mes passado ja veio o que considero normal para um ciclo por um dia, os demais so sujava... este mes nao sentir colicas... sinto uma leve dor no ovario esquerdo... minha Menstruaçao deu sinal sem atraso, mas esta estranha pois sinto descer e nao suja o absorvente, sei que estou menstruada quando voou fazer xixi e secar dai vejo, esta como se fosse o ultimo dia... semana que vem vou a GO... será gravidez? Estava tao tranquila e nesse momento estou ansiosa :(!

    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, quando tomamos qualquer tipo de hormonio realmente nosso ciclo fica regulado, porém quando deixamos de tomar altera, pois estamos falando de hormonio e isso é muito variável, se vc era regulada anteriormente deve ter desregulado pois usou um anticoncpcional por uso continuo e com isso desregulou, agora se já era desregulado e regulou pelo uso do anticoncepcional é normal porém é bom procurar um ginecologista para analisar a anormalidade menstrual, ou antes de procurar um profissional vc pode fazer um exame de gravidez paara tirar a dúvida pois como vc parou a 6 meses pode ser possível sim uma gravidez, bjos

      Excluir
  10. OI DRª Kátia!!
    Há 6 meses que eu não tomo anticoncepcional. A minha menstruação do Mês de Abril veio dia 19/04 e no mês de maio veio dia 17/05. Mas ela ficou 3 dias e uma borra bem escura. E nesse Mês de junho ela chegou dia 16/06 um sangue bem rosa clarinho e no outro dia ficou escura e depois foi embora e ficou umas gotas tipo caramelado. Mas eu estou sentido cólica na ponta da barriga, dor de cabeça a noite, o peito bem inchado, sonolência a tarde, xixi toda hora e muita saliva.Procurei o meu ginecologista hoje e ele falou q o meu Útero está Normal. Pedi ele um exame, ele falou q não precisava. Eu estou sentido o meu corpo diferente,será que posso está gravida? Por Favor Drª Kátia me responda!! bjuxxx

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Liliane, se você ficou todo esse período sem utilizar algum método contraceptivo, pode sim ser uma gravidez pois por muitas vezes , muitas mulheres engravidam mesmo ocorrendo sangramentos , porém dependendo do tempo que utilizou os anticoncepcionais pode haver sim uma alteração hormonal, portanto te recomendo fazer um teste de gravidez para tirar as suspeitas, não precisa de receituário nem protocolo de exame é só ir em algum laboratório de jejum e pedir para realizar o Beta Hcg que o laboratório realizará , me alguns laboratórios vc terá o resultado no mesmo dia, boa sorte , bjinhus

      Excluir
  11. Olá, Dra Kátia, tudo bem?
    Eu tenho 17 anos e tomo anticoncepcional há 5 meses. No mês passado eu estava com infecção de urina e tive de tomar alguns antibióticos, porém, eu tive relações sexuais com o meu namorado e com medo dos antibióticos terem cortado o efeito do anticoncepcional, tomei a pílula do dia seguinte em menos de quatro horas da relação. Ontem eu fiquei menstruada, depois de um atraso de três dias e com um fluxo menor, hoje por exemplo parece que já está acabando. Gostaria de saber se isso é normal e se existe alguma chance de estar grávida?
    Obrigada, desde já.
    Bruna.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite cara leitora, foi correto seu uso da pílula do dia seguinte pois realmente alguns antimicrobianos podem diminuir o efeito dos anticoncepcionais, porém seria mais seguro se tivesse utilizado uma camisinha, a pílula do dia seguinte possui uma grande concentração de hormônio com isso pode haver alterações como diminuição do ciclo ou até mesmo em alguns casos vc ter um pequeno sangramento até o próximo ciclo, portanto é sempre bom estar atenta ,se caso no mes seguinte sua menstruação não se normalizar , faça um teste de gravidez pois nem sempre a pílula é tão eficaz. Bjinhos

      Excluir
  12. Doutora, minha menstruação estava a um mês sem vir, e meu namorado de masturbou sem ejacular e depois me masturbou. Morrendo de medo tomei a pilula do dia seguinte e no dia depois ocorreu um pequeno fluxo de cor escura, é normal? Vc acha que tem chance de ser gravidez?

    ResponderExcluir
  13. Dra katia! Fiz sexo sem protecao e tomei a pilula do dia seguinte 29 horas apos a relacao! Minha menstruaçao veio 5 dias apos a tomada da pilula, mas esta marrom com cheiro forte. Posso estar gravida?

    ResponderExcluir
  14. TOME CICLO 21 A MAIS DE QUATRO ANOS, SÓ QUE DESSA VEZ ACONTECEU ALGO QUE ACHEI INTERESSANTE,ACABOU A CARTELA NUM DOMINGO E NO SABADO DA OUTRA SEMANA,VEIO UMA BORRA DE CAFÉ,SOMENTE ISSO,NO DOMINGO JA NÃO VEIO NADA.SEGUNDA COMECEI TOMAR O REMEDIO NORMALMENTE, MAS CONTINUO COM COLICAS,FEZ TESTE DE GRAVIDEZ DE FARMACIA E DEU NEGATIVO,GOSTARIA QUE ALGUM MÉDICO ME RESPONDESSE QUE TIPOS DE DOENÇAS PODE ESTAREM RELACIONADAS COM ESSE FATO, OU SE FOI ALGO NORMAL.OU SE POSSE ATÉ ESTA GRAVIDA QUEM SABE, OBRIGADA!

    ResponderExcluir
  15. Dr katia eu tenho 16 anos e tive relaçaoes com meu namorado no mes de maio e tomei pilula pois fiquei com medo, faltava apenas uma semana para descer, no mes seguinte tivemos relaçao sem preservativo novamente, mas ficamos com medo pois ele sentiu vontade de ejacular e nao saiu nada, em seguida continuamos a transar e ele entao ejaculou mesno assim tomei pilula pois fiquei com medo de ter esperma no canal. No mesmo mes minha mestruaçao veio e com cor normal e so durou dois dias. Nesse mes minha mestruaçao veio, mas no primeiro dia ela veio com cor marron claro, fiz dois testes de farmacia e deu negativo, posso estar gravida ? Me responde por favor estou apreenciva

    ResponderExcluir
  16. Ola eu fiz cirurgia de cisto dermoide a 6 meses e estou tomando o anteconseptivo Tantim a 6 meses. Esse mês duas semanas antes de eu acabar as pírulas veio um escorrimento escuro marrom claro. A menstruação estar vindo marrom escura parecendo borra de café, estou tendo dores de cabeça antes de menstrua e enjoo queria saber se tem alguma coisa a ver com a cirurgia ou o anticonsepcional ou se posso estar algum problema.
    Desde já obrigada

    ResponderExcluir
  17. Olá dr.Kátia, eu tomei anticoncepcional durante 1 ano, só que tive uma infecção urinária e por isso parei o uso por este mês, por causa do tratamento, só que de forma incorreta pois foi no meio da cartela, durante isso não tomei mais o ant. só que minha menstruação passou dois meses sem vir, e quando veio foi com um fluxo muito pequeno só apontando mesmo durante três dias. O que devo fazer?

    ResponderExcluir
  18. doutora a minha mesntruação veio duas vezes no mes de outubro a segunda vez foi 9 dias depois estava tomando pilula e msm assim veio, e aconteceu novamente neste mes de novembro com uns 7 dias da cartela, continuei tomando a pilula e msm assim depois de uns 5 dias q acabou tive um corrimento marrom extenso uma vez. oq pode ser? estou preocupada,minha ultima relação sexual foi em outubro dois dias depois q acabou a menstruação correta e ja estava no segundo dia da pilula, foia com camisinha mas so no finalzinho, ah e faço uso do remedio carbamazepina ele pode interferir no meu ciclo? tem chances de gravidez?

    ResponderExcluir
  19. Minha menstruação veio menos dias que o normal, só veio 3 dias contando do primeiro dia do sangramento e senti cólica durante os três dia, quando o meu normal é sentir cólicas só no primeiro dia... E a menstruação veio mais escura... Oque pode ser?!

    ResponderExcluir
  20. Oi, eu tenho 15 anos, e tipo odeio ficar menstruada : minha menstruação dura 7 dias ); e queria saber o nome do remedio pra atrasar a menstruação. Você tem fb? me adiciona pra mim fala com vc, pq não costumo entra aqui, e no meu email :s https://www.facebook.com/giovanna.tomasi.9

    ResponderExcluir
  21. Dr minha mestruaçao esta a uns 10 dias escura (marrom) e em pequena quantidade, ja voltei a tomar minha pilula mais nao cortou esse 'sangramanto'. O que pode ser?

    ResponderExcluir
  22. Oi doutora o meu. Nome e saniele minhamostra veio o mes de janeiro so um pouquinho e foi embora. Quando foi nesse mes de fervereiro veio no dia 2. Ate o dia 4 ficou so sujando a calcinha e veio com uma cor escura e depois parou.eu posso ta gravida obs fiz o teste de farmacia ainda quando tava com esse escorrimento e deu negativo fico no aguardo um abraço..

    ResponderExcluir
  23. Boa noite dra. Tomo a pilula minigeste (desde os meus 18 anos), hoje tenho 24 anos e sempre fui saudavel, sempre tomei a pilula a horas e nunca me esqueci. Nunca notei diferenças na menstruaçao, sempre tive muito fluxo menstrual. Mas acontece que neste mes a minha menstruaçao durou apenas dois dias e tive muito menor quantidade de fluxo. Por que se deve esta diminuiçao? Existe alguma possibilidade de estar gravida?

    ResponderExcluir
  24. oi doutora Katia faz um ano que parei de tomar anticocepcional,só que esse ano resolvi voltar a tomar em março,ai tomei certinho e mestruei,depois de 3 dias eu tomei o remédio mas mesmo assim desceu novamente cor marron e pouco,so que mesmo eu tomando o remedio não paro de mestruar e ja faz 14 dias que ta vindo marron e as vezes vermelho sangue mais sempre pouco,posso ta com alguma doença.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estou assim ... me ajuda se for normal me manda no whatsApp 3597451250

      Excluir
  25. Deixo de tomar a minha pílula numa quarta e ela só vem no na semana a seguir na segunda e só dura 2/3 dias, e vem com cor escura, será que tenho alguma coisa?

    ResponderExcluir
  26. Olá Dra no mês de Junho descobri que estava grávida, mas perdi logo em seguida. Tive sangramento por uns 23 dias, agora veio a menstruação novamente só que bem pouca, bem diferente de antes. Estou um pouco confusa e ansiosa pois ñ sei o pq disso

    ResponderExcluir
  27. Bom dia Dra minha menstruação vem sempre dias depois de acaba meu anticoncepcional mas esse mes veio ante de para meu remédios mas ta vindo muito escura e com cheiro ruim e fortepodi me dizer porque?

    ResponderExcluir
  28. Dr Katia,
    Estou tomando ROACUTAN, e uso o anti elani ciclo, e a duas semanas estou menstruada com uma borra preta certo?
    Assim, minha ginecologista pediu para eu passar a tomar o anti de 8 em 8 horas, posso estar gravida ? ou é efeito do tratamento dermatologico?

    ResponderExcluir
  29. Olá boa tarde, será que me podia ajudar? Eu tenho 20 anos e nao tomo nenhum método contraceptivo, tenho uma relação ativa, estou com um atraso de dois meses e hoje comecei a ter sangue muito escuro sem fluxo o que poderá ser?

    ResponderExcluir
  30. Dr. Katia será que me pode responder por favor estou preocupada. Obrigada

    ResponderExcluir
  31. Olá Dra. Kátia minha mãe está na menopausa, menstruou cedo, antes dos 12 anos, e é provável que está no final da menstruação, ela tem 52 anos, está com uma menstruação escura e com irritações, o que pode ser?

    ResponderExcluir
  32. Ola, eu tenho 18 anos. E tive muita tontura esse mês, ( tres dias atras, ate ontem) , cheguei a quase desmaiar duas vezes. E minha menstruaçao, que é irregular esta marrom escura, e sinto muita colica. O que imagina que pode ser?

    ResponderExcluir
  33. ola a duas semanas fiso uma ultrason e diaguinostico foi corpo lutel e espessamento endomerial eu medico me pedio um exame de gravidez quando foi dia sete agora minha mestruacao veio andiantada durou tres dia no quarto dia desceu um liquido borra de cafe no 5 dia estou sentindo pontada do lado esquerdo no pe da barriga umas fisgado estou urinand de 20 em 20 minutos fora a longa dor de cabeça que tive no 4 dia o que pode ser por favor me ajudem estou preuculpada agradesso des de ja quando foi hoje veio um corrimento caramelisado

    ResponderExcluir
  34. Olá Dra. Katia, eu tomei anticoncepcional durante 5 anos. E já tem uns 10 meses que não tomo mais.
    Fiquei sem relação 8 meses e sabado voltei a ter, porém não usei preservativo, e senti muita dor. Logo depois já tomei a pilula do dia seguinte.
    Domingo começou me dar cólicas e quando urinava no papel eu notava um corrimento como se fosse um sangue bem clarinho, depois ficou amarelada mas não muito escura, e hoje apareceu sinais da menstruação, só que não veio muito. Será que nos próximos dias vai descer normal? É normal esse corrimento? Será que por eu ter ficado um bom tempo sem relação e agora ter voltado pode ser a causa da dor e do corrimento?

    Obrigada desde já pela atenção

    ResponderExcluir
  35. Olá Drª. katia, estou tendo problemas na minha menstruação. Fiz os exames de cultura de secreção vaginal, USG de útero, além de exames hormonais e deu normal. O exame de urina é que deu infecção urinária. Falta o preventivo. O problema da minha menstruação é que nos primeiros dias está vindo escurecida. Nunca isso aconteceu antes, notei que após deixar o anticoncepcional ficou assim. Mas acontece que faz mais de um ano que deixei de toma-lo. Estou há três dias com menstruação escura; será que pode ser gravidez ou é da infeção urinária?

    ResponderExcluir
  36. Boa noite Drª Katia , tenho duvidas pode me ajudar? Fiz relação com meu companheiro desprotegida e tomei a pilula do dia seguinte , depois de uma semana minha menstruação chegou ,porem pouca e com mal cheiro ,isso é normal??

    ResponderExcluir
  37. Eu tenho 12 anos e começou a sair um liquido marrom meio avermelhado com pedaços de sangue em pouca quantidade. Isso é normal? Pode ser minha primeira menstruação?

    ResponderExcluir
  38. Oie , boa tarde
    vou explicar minha situaçao..
    minha mestruaçao sempre veio todo mes , mas mes passado ela nao veio nenhum dia . esse mes no caso ontem ela veio escura , e hj tb esta escura .. sendo que nao uso nenhum tipo de anticoncepcional .. nao uso , oque sera ?

    ResponderExcluir
  39. Oi boa tarde eu tomo anticoncecional há 3 anos e sempre mestruei mêsmo as vezes vindo uma borra ,agora ja estou 6 meses sem menstruar parei com o anticoncecional e nada da menstruação descer

    ResponderExcluir
  40. Oi boa tarde eu tomo anticoncecional há 3 anos e sempre mestruei mêsmo as vezes vindo uma borra ,agora ja estou 6 meses sem menstruar parei com o anticoncecional e nada da menstruação descer

    ResponderExcluir
  41. Oi tenho uma dúvida minha mestruacao dura três dias e no dia seguinte eu já começo com a pirula e dois dias depois desse um tipo de pele ou seja uma escamação marrom.

    ResponderExcluir
  42. ola, minha menstruação durou por 7 dias, mas no ultimo dia, veio marrom, é caso para se preocupar ?

    ResponderExcluir
  43. Oi,minha menstruação dura 4 dias no 5 e 6 dia eu tive relação sexual sem preservativo e eu nao estava tomando anticoncepcional! Corria risco de uma gravidez?

    ResponderExcluir
  44. Tive minha primeira relação,ele usou camisinha minha mestruacao desceu no dia certo,porem so por um dia,com pouca quantidade de sangue minima mesmo. O que isso pode ser,me ajude

    ResponderExcluir
  45. Boa tarde, minhaa M veio atrasada durou so um dia, mesmo assim apenas um borrao, depois so corrimento marrom e sinto um pequeno incomodo no ovario esquerdo, o q pode ser? Sera gravidez?

    ResponderExcluir
  46. Boa noite. Dr. Minha mestruacao veio durante 7 dias normal. So que desde que acabou ela fica so apontando e tem cor escura. Eu ja fiz laqueadura mas tenho medo de estar gravida.

    ResponderExcluir
  47. Ola Dr tenho 14 anos Minha primeira menstruação foi dia 22/12 veio os dois primeiros dias normais e no terceiro veio muito escura o que pode ser ?

    ResponderExcluir
  48. Tomo anticocpecional e minha menstruação esta meio desregulada e quando vem esta vindo escura e ela dura mais que 5 dias as vezes na menstruação vem na cor normal mais é muito raro .. Oq pode ser ?

    ResponderExcluir
  49. Eu fiz uma limpeza no ultero para engravidar,com um mes que á fiz essa limpeza eu mentruei no dia 17/11/2015 passei um mes e alguns dias sem menstruar e quando foi no dia 01/01/2016 desceu um pouco mais nao é normal a cor está marron será o que pode ser?gravidez ou doença? morro de medo se for doença.me responde doutora por fsvor.

    ResponderExcluir
  50. Olá eu tive relações em um mês e devo ter tomado mais de 10 poluição do dia seguinte só q ele não gozouas pra garantir tomei as pílulas mas 3 dias antes da minha menstruação trasamos pela manha ele gozou e no outro dia tomei outra pílula do dia seguinte depois de 24hrs 3 dia depois minha menstruação desceu logo em seguida comecei a tomar a pílula do ciclo 21 quando comecei a a tomar a menstruação começou a descer cm pouco fluxo e na cor borra de café estou no 7 dia ainda continua a descer mãos é pouca coisa a e tive MTA dores de cólica sera q posso estar grávida ou ter pegado alguma infecção??? Me responda por favor é com urgência

    ResponderExcluir
  51. oi eu tomei a pilula e já terminei toda cartela mais ainda assim continuo a menstrua e a minha menstruação e se cor escura e dói me muito a bexiga e a colona , gostaria de saber se isso e normal , ou é uma doença .

    ResponderExcluir
  52. bom dia. Minha Menstruação era normal até que eu iniciasse atividades física. Comecei a malhar e então venho tendo sangramento escuro e pouquíssimo em dias alternados. Gostaria de saber se isto é normal. Tenho 33 anos, casada há 12 anos e não tenho filhos.

    ResponderExcluir
  53. Dra katia de Oliveira ! Eu queria que a senhora me respondesse se é normal passar sete meses sem menstruar com a injeção trimestral , tomei ela só uma vez em abril do ano passado ,depois disso fiquei mestruada em Julho e depois de sete meses hoje aponto é normal doutora ?

    ResponderExcluir
  54. Olá, eu interrompi o meu anticoncepcional no 7º dia da cartela. Depois de dois dias, desceu a "menstruação". Só que a mesma tinha pouquíssima quantidade (uma listra mais ou menos) e veio rala. Senti cólicas no dia que desceu. Isso é normal quando se interrompe? Obrigada :)

    ResponderExcluir
  55. Bom dia minha querida, sim isso é normal, pois estamos falando de hormônio , quando se interrompe um tratamento pode ocorrer um sangramento, porém não quer dizer que seja uma menstruação e sim uma alteração hormonal.

    ResponderExcluir
  56. Dra olá...minha menstruação era de um fluxo intenso e passava mais ou menos uns 7 dias...já tem mais 3 meses que ela vem diminuindo muito e nos dois ultimos meses ela passou 3 dias e só um pouco...eu tomo o anticoncepcional regulamente. É O iumi, estou em desespero.

    ResponderExcluir
  57. Olá Doutora! Minha "M" era pra vir dia 25/02, mas só veio dia 27/02 uma mancha marrom que nem sujava o papel, apenas o absorvente. No segundo dia, veio um sangue mais ralinho e no terceiro um fluxo maior de sangue,e depois parou mas nada como costuma vir, pois geralmente de noite, tenho que usar dois absorventes pq o fluxo é bem forte e dessa vez não tive isso. Tive uma TPM normal, cólicas, dores de cabeça, mudanças de humor, típico de uma TPM, a única coisa que não tive foi o inchaço dos seios comuns em toda TPM. Uma semana após a minha menstruação, voltei a sentir cólicas, hoje sinto uma cólica ou outra, quando faço força. É estranho! Tenho consulta com o G.O apenas dia 13/04, passei por um clínico dia 18/03 e a doutora disse ser uma mudança hormonal, o que é normal. Pode me ajudar? Obrigada!

    ResponderExcluir
  58. Boa Noite Doutora! Tenho 18 Anos e Tomo Anticoncepcional a 5 Anos Por Conta de Um Cisto que Já Tive, Tem 3 Anos que Faço Relação,Desde o Dia 23/04 que Parei de Tomar os Comprimidos, e Já Tem 5 Dias que Faço Relação sem Me Previnir,Por Conta do Cisto e Do Tempo Que Passei Tomando Remédios Para Evitar,Posso Ter Problemas Para Engravidar?

    ResponderExcluir
  59. Oi Dra , tomo anticoncepcional em pílula ! Parei de tomar na quarta feira , minha menstruação desceu no domingo de noite muito escura e na segunda feira não desceu nada ! Isso pode ser alguma coisa relacionado com Gravidez?
    Urgente porfavor

    ResponderExcluir
  60. Bom dia,eu não toma nenhum anticoncepcional ha mais de dois anos,quero engravidar,fiz exames estava com ferida no útero, fiz duas cauterização e fiquei 5 meses sem ir ao medico,voltei nele agr e me pediu novos exames pra saber se a ferida realmente sumiu,e pq desde janeiro deste ano estou tendo só 1 e 2 dias de menstruação. Meu ciclo sempre foi de três,mas normais,agr esta vindo pouquíssimo e com mal cheiro,primeiro ven uma borra BN escura e de mal cheiro,e em seguida um sangue ben escuro e com o mesmo cheiro, no segundo não vem mais..ou um sangue ben ralinho. Desde já obrigada

    ResponderExcluir
  61. Bom dia,eu não toma nenhum anticoncepcional ha mais de dois anos,quero engravidar,fiz exames estava com ferida no útero, fiz duas cauterização e fiquei 5 meses sem ir ao medico,voltei nele agr e me pediu novos exames pra saber se a ferida realmente sumiu,e pq desde janeiro deste ano estou tendo só 1 e 2 dias de menstruação. Meu ciclo sempre foi de três,mas normais,agr esta vindo pouquíssimo e com mal cheiro,primeiro ven uma borra BN escura e de mal cheiro,e em seguida um sangue ben escuro e com o mesmo cheiro, no segundo não vem mais..ou um sangue ben ralinho. Desde já obrigada

    ResponderExcluir
  62. Oi dr. Entao eu tomo anticoncepcional e minha mestruaçao vem certinha todo mes esse mes ela veio muito escura é um fluxo muito menor só que eu tomo o remedio e cuido pra meu parceiro nao enacular dentro sera que estou gravida??

    ResponderExcluir
  63. Olá Dra. Faço uso de Carbamazepina a 2 meses e desde então não fico menstruada isso é normal?

    ResponderExcluir
  64. Meu ciclo é de 35 dias,esse mês minha menstruação desceu marrom e mt pouquinha só dava uma Sujeirinha no absorvente e veio adiantado 5 dias.oque pode ser?
    Obs;não tomo nenhum tipo de anticoncepcional.

    ResponderExcluir
  65. Ola resolvi por aqui rs ! Queria sua opniao ?! Minha mestruaçao sempre foi bem regular começa sempre no 1 ou dia 2 e dura entre três a quatro dias , por esse motivo no quinto dia a pos a mestruaçao tive relação sexual com meu namorado (usamos camisinha ) .So que na semana seguinte no caso tivemos d novo e achamos e ele poderia ter gozado dentro msm cm o uso da camisinha , fui a farmácia e comprei pílula do dia seguinte ! Tomei corretamente ,so que três dias dps minha mestruaçao volto ! O que é ? Posso esta gravida ? (obs: Nn tomo nenhum tipo de anticoncepcional)
    Me ajude ! Ficaria grata obgd !

    ResponderExcluir
  66. oi Dr Kátia tenho problemas em minha menstruação n vim dai tomei saúde da mulher e ja estou mestrando a mas de 15 dias estou preucupada?

    ResponderExcluir
  67. oi Dr Kátia tenho problemas em minha menstruação n vim dai tomei saúde da mulher e ja estou mestrando a mas de 15 dias estou preucupada?

    ResponderExcluir
  68. Boa noite Dra Kátia.
    Tomo pílula de anticoncepcional há 3 anos, mas nos últimos dois meses minha menstruação veio muito pouca e escura, mas no período certo de descer. Corro risco de estar grávida?

    Obrigada

    ResponderExcluir
  69. Boa noite!
    Meu nome é Adriana, tenho 34 anos e tenho Lupus. Minha menstruação não é muito regular, pois não tomo anticoncepcional devido ter essa doença, mas sempre vem uns 4 dais antes do mês anterior. No mês passado veio dia 08/07/2016 e nesse mês era para vir dia 04/08/2016, porém antes do fim do mês comecei a sentir cólicas, um pouco de dor nos seios, barriga inchada e muitos gases. No dia 01/08, durante o dia, quando ia ao banheiro, saia no papel uma mancha de sangue rosa, mas não todas as vezes que ia.
    No dia 2/08 , a mesma coisa, porém algumas dessas vezes veio um pouquinho no protetor diário, bem carinho, e no dia 03 veio mais escuro e um pouco mais. Então na mesma noite senti muita dor na barriga, sentia fincőes no umbigo e fiquei enjoada, no dia 04 e 05, desceu bastante sangue, mas era diferente das outras menstruações que já tive, era bem vermelho , que parecida de um machucado. Só qie durou 2 dias e hoje no dia 06/08, não desceu nada durante o dia, mas à noite desceu um pouco com cor de chocolate derretido. Sempre quando menstruo, sinto muita cólica, porém, dessa vez, senti colica antes, durante esses 2 dias, dores na barriga e muitos gases. Tenho notado que um tempo para cá, sinto mais fome. Será que posso estar grávida? Estou tentando desde que casei e nada

    ResponderExcluir
  70. Dra, esqueci de um detalhe : no dia que começou a desceu a menstruação, fiquei com ardencia , coceira na vagina e ficou tipo assada, com vermelhoes. Porque será?

    ResponderExcluir
  71. Dra, esqueci de um detalhe : no dia que começou a desceu a menstruação, fiquei com ardencia , coceira na vagina e ficou tipo assada, com vermelhoes. Porque será?

    ResponderExcluir
  72. COLÁGENO BIOATIVO

    R$ 65,00

    Melhora a hidratação e a elasticidade da pele, reduz as rugas e "pés de galinha", neutraliza o envelhecimento da pele. Possui excelente absorção e atua nas camadas mais profunda da pele, agindo de dentro para fora.

    Clique abaixo para comprar em nossa loja virtual:
    http://www.anaterrashop.com/colageno-bioativo.html

    ResponderExcluir
  73. Ola Dra, a minha menstruação esta a dois meses atrasada, já fiz exame de sangue para saber se estava gravida e deu negativo, e nesse mês tive uma especie de corrimento só que com um fluxo maior na cor marrom muito escuro,quase preto... O que pode ser???

    ResponderExcluir
  74. Ola Dra, minha menstruação está bem pouco escura e mal cheiro? E ja tem 6 dias. Oque pode ser?

    ResponderExcluir
  75. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  76. Olá doutora, tive relação no dia 05/10, tomei pílula do dia seguinte pois foi desprotegida, tomei umas 5 horas após o ato, e o segundo comprimido às 24h depois, no dia 12/12 ela veio muito pouco como de costume no primeiro dia, mas logo que acordei no dia seguinte,a menstruação estava meio marronzada e pastosa, estou meio preocupada. E esta é a segunda vez que tomo está pílula no ano. O que pode ser Dra°? Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  77. minha namorada tem ciclo de 28 dias e menstruou dia 27/10, tivemos relação dia 6 as 00:00 coito interrompido, no dia seguinte dia 7 a 00:00 ela tomou a pilula do dia seguinte, 3 dias depois menstruou durante 3 dias. sera que ela pode estar gravida?

    ResponderExcluir
  78. Olá dra Katia,estava fazendo o uso da carmazepina 200,depois que fui dar por conta de que ele diminui a eficácia do anticoncepcional,daí suspendi para ver se descia a menstruação,ela veio e fiquei menstruada por 6 dias,daí voltei novamente com a pílula só que na mesma cartela q eu havia interrompido,não tomei mais a carbamazepina e depois de 6 pílulas tomadas,suspendi novamente o uso por ter ouvido falar que mesmo grávida eu menstruaria tbm,tive mt medo,daí eu e meu noivo estávamos usando o preservativo,só que por um descuido ele acabou ejaculando sem o mesmo e eu estava no intervalo da pílula,no outro dia corri e tomei a pds,hj tá c nove dias que tomei a pds e até agora nada de menstruar,será que tô grávida? :( obgda.

    ResponderExcluir
  79. Eu fiquei sem menstruar por mais de dois anos ,fiz relações duas vezes sem prevenção e dois dias depois ela desceu normalmente tem algum perigo de engravidar.

    ResponderExcluir
  80. Ola Dr.Katia e minha teceira menstruação e no dois primeiro dias ela feio escura (preta) o que pode ser???

    ResponderExcluir
  81. Dr Katia.
    tomo ciclo 21, na pausa da minha ultima cartela q acabei numa sexta ja no sabado desceu uma borra escura e ressecada tipo cor de cafe, e ficou ate quarta, na terca saiu muito pouco sangue de cor viva, fiz um teste de ffarmacia e deu negativo, no comeco da cartela eu comecei um tratamento com itraconazol ,mais continuei com ac, e no meio do mes tive chicungunha, e tomei dipirona e loratadina.
    Algum desses fatores podem ter alterado minha mesntruacao?
    Ou e algum sintoma de gravidez? Pretendo refazer o teste em 15 dias.

    ResponderExcluir
  82. Parei de tomar anticoncepcional para engravidar. Depois de alguns dias veio a menstruação normal e depois de uma semana veio um sangramento de cor vermelho clara com duração de três dias. O que pode ser?

    ResponderExcluir
  83. Estou c infecção urinária avançada e minha Menstruaçao desceu só q desceu muito escura e grossa vou fazer xixi e sai tipo uns coagulos pequenos ... O q pode ser ?

    ResponderExcluir
  84. Tive relações sem proteção no dia 5 do mês passado e tomei logo a pílula do dia seguinte.
    Pensei que tivesse menstruado nesse mês mas o fluxo não foi muito intenso e fiz um teste de gravidez que deu negativo
    Este mês a minha menstruação veia tipo borra de café e com muito pouco fluxo e de vez em quando sinto ligeiras tonturas
    Estou com receio que possa estar grávida!
    Existe essa possibilidade? Devo voltar a fazer o teste?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  85. Olá,tomei a injeção perlutan pela primeira vez...no dia exato da minha menstruação desceu uma borra bem marrom , me preocupei será que posso estar grávida ou é menstruação mesmo?

    ResponderExcluir
  86. Oi minha menstruação veio dia 14.08 fiquei menstruada até dia 26.08 agora dia 31.09 começou a ponta e bem escura o que pode ser

    ResponderExcluir
  87. Oi minha menstruação veio dia 14 de agosto fiquei menstruada até dia 26 agora dia 31 de setembro começou a desce uma borra bem escura o que pode ser?

    ResponderExcluir
  88. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  89. ooi doutora, Eu voltei a toma anticoncepcional mensal de injeção no dia 22/04, ai mes passado a minha menstruação veio borra de cafe e durou uns 3 dias no maximo, e agora este mês ela veio mais vermelha e esta durando mais, desceu dia 12 pra mim, no começo veio meia escura, e agora esta mais vermelha, antes de volta a toma anticoncepcional minha menstruação vinha sempre entre o dia 10 ou dia 12 e durava no maximo uns 5 dias, e ela era meio escura com uns coalagos de sangue, apos a injeção no mes de abril ela começou a muda a cor e o tempo, e to sentindo umas dores não muito forte na parte direita onde tenho cisto no ovario... Queria sabe se a mudança do meu período mestrual é por causa do anticoncepcional injetável ? E se estas dores no lado direito é por causa do cisto, se significa que ele pode esta crescendo ou algo do tipo ?

    obrigada desde ja !!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário, sua participação é muito importante

loading...