A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA PARA A SAÚDE



Constitui a solução fundamental para a vida: oferece o meio no qual ocorrem os processos metabólicos celulares e participa como substrato de várias reações orgânicas; é essencial para os processos de digestão, absorção, circulação e excreção que ocorrem no organismo; constitui o meio de transporte de nutrientes para as células e de metabólitos destas para a excreção; participa diretamente da regulação da temperatura corpórea e auxilia todos os órgãos a funcionarem adequadamente.

A porcentagem de água que constitui o organismo varia entre os indivíduos e a água total corpórea diminui com a idade. As células metabolicamente ativas dos músculos e vísceras têm a mais alta concentração de água e as do esqueleto, a mais baixa. Assim, crianças e adolescentes tem uma maior porcentagem de água corpórea do que adultos e os  atletas, maior do que não atletas.


O conteúdo total de água no corpo de um adulto corresponde a 60 - 65 % do peso corpóreo, já as crianças possuem cerca de 80% do peso corpóreo constituído de água (nos recém - nascidos, essa porcentagem pode ser ainda maior), os idosos apresentam de 40 a 50% do peso corpóreo constituído por água.



PERDA DE ÁGUA


Diariamente, o organismo elimina por volta de 2300ml de água, em condições normais: 700 ml pela eliminação insensível (pele e trato respiratório), 100 ml através da sudorese, 100 ml através das fezes e 1400 ml através da urina.


A quantidade de líquido perdido através da sudorese é altamente variável, dependendo da atividade física praticada e da temperatura do ambiente. Em um dia quente, essa perda pode chegar a 1400ml e com exercício intenso prolongado, pode chegar a 5000 ml.


A perda através das fezes geralmente é pequena, porém essa quantidade pode aumentar e chegar a vários litros por dia em indivíduos com diarréia, que pode ser fatal, especialmente em crianças, se não for corrigida a tempo.

Quando o consumo de água é insuficiente ou a perda de água é excessiva, os rins compensam conservando água e excretando uma urina mais concentrada; em um dia quente, a produção de urina pode diminuir para 1200 ml e para uma pessoa desidratada ou praticante de atividade intensa e prolongada (sem a devida recuperação) pode ser de apenas 500 ml/dia.





O organismo não possui mecanismo para o armazenamento de água. Por isso, a quantidade perdida a cada dia deve ser restituída para manter a saúde e a eficiência do organismo. A ausência de água possui um efeito mais intenso sobre a capacidade do organismo em exercer uma tarefa qualquer do que a falta de alimento sólido. É possível sobreviver sem alimentos durante várias semanas, mas apenas um período de 2 a 3 dias com privação de água .

Uma redução entre 4 a 5% da água corpórea reduz de 20 a 30% a capacidade de trabalho dos órgãos e sistemas e também provoca uma diminuição do desempenho físico, entre outros problemas; uma perda de 20% pode ser fatal.

É inegável a importância da água não só para a nossa saúde, mas também para o planeta, pois a água é símbolo de vida, sendo assim fundamental.

O consumo de água também facilita eliminação de toxinas que se acumulam em nosso organismo, sendo eliminados através da urina.


Outro grande benefício que o consumo de água traz para a nossa saúde é seu efeito lubrificante nas articulações, evitando a desidratação nas cartilagens, que resultam em movimentos abrasivos nos ossos. A água também é importantíssima para o controle da temperatura em nosso organismo, além de ser essencial em todos os processos fisiológicos, da digestão, absorção e excreção.

Para todos que buscam perder peso, saiba que o consumo de água pode se tornar um verdadeiro aliado nesse processo, pois nosso metabolismo produz em nosso organismo cerca de 550g de água repleta de resíduos, para que essa “água suja” que se encontra em nosso organismo possa ser eliminada é preciso que haja a ingestão de água limpa em nosso organismo, garantindo assim um equilíbrio hídrico. Essa água produzida através da gordura se não for eliminada ocasiona um inchaço e a concentração de sódio em nosso organismo e o corpo para compensar esse aumento de sódio retém líquidos. Portanto se quer perder peso e evitar a retenção de líquidos, beba água diariamente!


Muitas dores de cabeça poderiam ser evitadas se houvesse um maior consumo de água por parte das pessoas, pois nosso cérebro é constituído por 85% de água, sendo assim quando não há água suficiente para o seu bom funcionamento, este recorre ao intestino para repor a quantidade que falta, gerando com isso dor de cabeça e o intestino preso.


Ingerindo a quantidade recomendada de água diariamente, todos os órgãos do nosso corpo trabalham melhor, pulmões, rins, coração, circulação sanguínea e principalmente o intestino, por todos esses benefícios beba bastante água, pois a água em nosso organismo além de proporcionar mais saúde e melhor qualidade de vida ainda é responsável pelo nosso bem estar.



Mais qual a quantidade correta de água que devemos ingerir ao dia?

Segundo Mariana Escobar, nutricionista professora da Unisinos, em entrevista à revista Viva! Mais, “para saber quanto beber por dia, multiplique o seu peso por 30. O resultado será igual à quantia de água em ml. Por exemplo: 70 kg x 30 = 2100 ml ou 2,1 litros”.

Para cultivar o hábito, procure manter uma garrafinha cheia sempre por perto. Além disso, “vale ainda beber água de coco, sucos naturais e comer frutas ricas em água, como melancia ou pera”, completa Mariana.

Dicas: Horários especiais para beber água.

 Beber água antes de dormir faz bem,cerca de 90% dos ataques de coração ocorrem de manhã cedo

e podem ser minimizados se tomarmos um ou dois copos de água

(NÃO bebida alcoólica ou cerveja) antes do repouso da noite.

Tu sabias?!

Bebendo água na hora correta, maximizas a sua efetividade no corpo humano:
1 copo de água depois de acordar – ajuda a ativar os órgãos internos
1 copo de água 30 minutos antes de uma refeição – ajuda a digestão
1 copo de água antes de tomar um banho – ajuda a baixar a pressão sanguínea
1 copo de água antes de ir para a cama – evita um derrame cerebral ou ataque de coração.


Além desses horários especiais devemos beber água durante o dia todo pois só assim faremos com o que nosso organismo funcione adequadamente, melhorando a pele, a digestão e reidratando nosso corpo.

Portanto meus leitores bebam água!!!!



Comentários

loading...