CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DO CHOCOLATE




O chocolate é um dos alimentos mais amados do mundo. O amargo, especialmente, traz vários benefícios à saúde.
Os chocólatras vão se deliciar ao saber que sua guloseima preferida faz bem à saúde. Estudos apontam que o amargo, com maior teor de cacau, contém epicatequina e ácido gálico, antioxidantes com propriedades defensoras do coração e antitumorais. O chocolate amargo também contém feniletalamina, um composto análogo à anfetamina que age como antidepressivo, e a teobromina, um leve estimulante. Para obter esses efeitos benéficos, recomenda-se um quadradinho regularmente.
Vejam alguns benefícios do chocolate:
·  Diminui o estresse , pois ele serve de calmente, chocólatras apresentam níveis menores de hormônios do estresse circulando no sangue.
·  Atua como anti-inflamatório, consumindo dois quadradinhos de chocolate meio amargo por dia diminuem inflamações crônicas consideradas as principais responsáveis por doenças como diabetes, Alzheimer e infarto.Esse tipo de chocolate é rico em flavonoides componentes que destroem os radicais livres que causam a inflamação.
· Melhora o humor, a mesma quantidade de chocolate meio amargo no item acima tem o poder de deixar qualquer mulher mais feliz, pois ele também libera serotonina no organismo que é um neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e  bem –estar.  Além disso, concentra outras substâncias, como triptofano, teobromina, feniletilamina, tetrahidrocarbolines, fenilalanina e tirosina - estes reforçam a sensação de bem-estar. 
· Aumenta o tempo de vida, consumindo duas barras de chocolate por semana, podemos garantir um ano extra de vida, o cacau tem quase duas vezes mais antioxidante do que o vinho tinto e três vezes do que o chá verde, retardando o envelhecimento de todo o nosso corpo.
·  Previne derrames, quem come quatro pedacinhos de chocolate pelo menos uma vez por semana tem 22% menos chance        de ser vítima de um acidente vascular cerebral. Só não vale abusar da quantidade, tem que se limitar a quatro.Os grãos do cacau são carregados de substâncias que ajudam  a evitar a obstrução das artérias, melhorando assim a irrigação  sanguínea no cérebro .
·  Turbina os músculos, cientistas norte-americanos garantem que comer uma barrinha pequena de chocolate diariamente aumenta o fluxo sanguíneo no organismo em pouco menos de duas semanas. O aumento do fluxo sanguíneo melhora também a oxigenação dos músculos, preparando-os para ação, assim se sentirá mais disposto e com mais resistência até para fazer uma simples caminhada. Por isso um conselho ao fazer uma atividade física como uma barrinha de chocolate pois melhora seu desenvolvimento pois garante energia.
·  O chocolate com pelo menos 70% de cacau é aliado da saúde cardiovascular pois também reduz a oxidação do LDL, evitando que esse colesterol ruim se deposite na parede dos vasos sanguíneos.
·  Os ácidos fenólicos presentes no cacau são responsáveis pela ação emagrecedora. Eles interferem na produção da leptina, o hormônio da saciedade que, nos obesos, é bem reduzida -, e ainda queimam calorias. Sem contar a ajuda extra dos antioxidantes, que previnem o acúmulo de gordura nas células. 


Mais vale salientar que estes benefícios são para os chocolates 70% , ou seja o meio amargo, quanto mais amargo melhor, pois terá uma maior concentração de cacau e menor concentração de açucares, que é o que acontece com o chocolate ao leite, o chocolate branco também não é indicado ,já que ele é feito da manteiga de cacau e não da massa de cacau.


Comentários

  1. Muito interessante! Comer chocolate é tudo de bom e saber que é benéfico para a nossa saúde também é maravilhoso. Mas como disse, devemos tomar cuidado para não abusar dos docinhos e saborosos, pois estes não fazem tão bem e principalmente o branco que tantas pessoas acabam optando por ele achando ser mais saudável ou coisa assim e no entanto, estão ingerindo mais gordura ainda.
    Parabéns! Só fiquei com água na boca!!!

    ResponderExcluir
  2. Com certeza Ka, os benefícios vem do cacau e por isso que o chocolate 70% cacau que possui estes benefícios , pois os outros só tem açucares e gordura, eu particularmente adoro chocolate meio amargo me dei bem, rsrs bjinhus

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário, sua participação é muito importante

loading...