BENEFÍCIOS DA BABOSA (ALOE VERA)




A babosa (Aloe Vera) é conhecida dos seres humanos há milênios, desde a pré-história. Pela imensa quantidade de benefícios e devido à presença de diversas substâncias bioativas a babosa é considerada o alimento mais completo que existe.  Embora algumas pessoas pensem que ela tenha surgido no Norte da África ou Oriente Médio, a planta e suas várias espécies estão distribuídas em praticamente todos os continentes e todos os povos antigos conheciam o valor dos seus extratos naturais. As propriedades farmacológicas, quer benéficas, quer tóxicas em determinadas espécies, têm sido objeto de estudo de vários laboratórios farmacêuticos e universidades. Nesta última década houve um grande aumento da procura da população mundial por fitoterápicos e chás com ações benéficas, como registrado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Vários cientistas em centros de pesquisas internacionais estão cedendo ao uso terapêutico de ervas medicinais  e muitos estudos têm sido publicados com a utilização principalmente de Aloe barbadensis var.Miller em vários ramos de pesquisa sobre enfermidades humanas. Esta espécie é a que mais concentra elementos nutritivos em seu cerne gelatinoso e sua toxidez para o organismo humano é nenhuma.

Principais componentes da babosa 


Dentro de uma folha de Aloe Vera contém mais de 75 substâncias que se dividem nos seguintes grupos:


Vitaminas:

Contém um grupo enorme delas. As vitaminas C e E, com ação antioxidante, Beta caroteno – a precursora da vitamina A. É também uma das poucas plantas fontes de vitamina B12.


Minerais:

Magnésio, zinco, manganês, cálcio, sódio, potássio, cobre e ferro.

Aminoácidos:

O corpo humano precisa de 22 aminoácidos, os construtores das proteínas, e Aloe Vera gel possui 20 deles. E mais importante ainda, é que ele fornece sete dos oito aminoácidos essenciais que não podem ser produzidos pelo corpo e por isso precisam ser adquiridos diariamente.

Açúcares:

Está incluída no gel a longa cadeia de polissacarídeos que agem no sistema imunológico, o Acemannan é um dos principais.


Acemannan é uma substância produzida pelo nosso corpo até a puberdade, após esta fase precisa ser absorvida através de alimentos.

Enzimas:

As lípases e proteases as quais quebram as moléculas dos alimentos e auxiliam na digestão, e também a carboxipeptidíase que está envolvida no processo anti-inflamatório.

Esterol da planta:

Os três tipos principais agem como um forte agente anti-inflamatório.


Lignina:

Essa substância dá ao gel da Aloe sua habilidade de penetrar e alcançar a camada mais funda da pele.


Saponina:

É uma substância que aplica uma potente função anti-microbial contra as bactérias, vírus e fungos como cândida e micoses.


Antraquinonas:

Os mais importantes são a aloína e a emodina, e juntos se transformam em um forte analgésico e são responsáveis por processar as atividades antibactericidas e antivirais.

Ácido Salicílico:

Esse componente da aspirina é um anti-inflamatório e quando usado topicamente ajuda a diminuir a morte dos tecidos.


Uso para tratamento Interno.

As mais usadas como medicamento e tratamento interno são:

Aloe Vera (Barbadensis miller) e Aloe Arborescens  estas duas podem ser usadas internamente a menos que a pessoa seja alérgica a Babosa. De acordo com “Michael Peuser” menos de um por cento da população possui algum tipo de rejeição a planta.




Benefícios da Babosa

O gel aplicado topicamente tem ação de limpeza, refrescância, regeneradora, fornecendo quantidades de vitaminas, estimulando circulação sanguínea. Melhora a oxigenação da pele, eliminando toxinas. Devolve a maciez e elasticidade e protege a pele dos radicais livres e outras substâncias que contribuem para o envelhecimento. Em caso de feridas, a babosa contém enzimas que digerem o tecido danificado, inclusive o pus e acelera o processo de cicatrização. Ela consegue associar ao mesmo tempo a melhora imunológica local com ação antibiótica e anti-inflamatória. Além disto, ainda promove efeito anestésico local. Esta propriedade cicatrizante multifatorial da babosa promove uma cicatrização mais rápida quando o gel é usado localmente.

Na cosmética, seu reconhecido efeito anti-idade é principalmente devido a uma associação dos componentes nutritivos e regeneradores da planta aliados ao seu grande poder de penetração profunda. Age também como excelente componente de gel dental, ajudando a reparar vários tipos de lesões que ocorrem na cavidade oral. Como suplemento dietético, o gel tem propriedades fantásticas, porém o extrato desidratado compromete estas propriedades. A babosa fornece substâncias ativas capazes de reequilibrar um organismo debilitado por agressões como estresse, enfermidades crônicas, doenças agudas entre outras.

Desta forma, entre os benefícios da babosa em gel estão o combate ao mau hálito, alergias, falta de apetite, colite, diabetes, dificuldades digestivas por diminuição do suco gástrico, acidez gástrica, constipação, flatulência, anemia, alterações de colesterol, infiltração gordurosa hepática (esteatose), obesidade, hipertensão, problemas respiratórios, queda do desempenho intelectual, fadiga crônica, alterações articulares, distúrbios imunológicos, herpes, psoríase entre outros.

O suco de babosa contem várias vitaminas e minerais , incluindo vitamina C, complexo B , ferro , cobre ,cálcio, potássio e manganês. Também ao contrario do que se pensa,quando comprado de fontes confiáveis como (Forever Living),é uma bebida segura para beber diariamente.

O suco regula a irrigação do cólon , o processo de afrouxamento e lavagens dos resíduos do sistema digestivo. Estes incluem os resíduos alimentares , toxinas e bactérias.Estudos mostram que tomar o suco de Aloe Vera regularmente ao longo de várias semanas pode ajudar a quebrar os resíduos e melhorar a irrigação do cólon. Ele também regula a produção de ácidos estomacais, prevenindo problemas digestivos , como úlcera,indigestão ácida, colite e síndrome do intestino irritável.

Pessoas que sofrem com artrite reumatoide podem se beneficiar do suco , pois possuem propriedades analgésicas e anti-inflamatórias, ajudando a aliviar a dor articular, reduzindo a rigidez e melhorando a circulação impedindo o acúmulo de resíduos. Ajuda na regeneração celular , reconstruindo os tecidos musculares e dispensando as células danificadas, isso porque ele contêm mucopolissacarídeo que são açucares básicos para regeneração celular.

Ele também é importante por aumentar a produção de glóbulos brancos , ajudando a combater vírus e bactérias. Por isso também pode impedir o crescimento de células cancerosas. Este suco está sendo estudado para potencializar o efeito contra câncer de mama, ovário,leucemia e doenças sanguíneas.

A babosa realmente ajuda a eliminar vários males, e também ajuda a melhorar a parte estética ao ser usado em cosmético, vale a pena experimentar de seus benefícios.



Comentários

  1. Babosa é uma verdadeira FARMÁCIA numa planta só !

    Pode curar o CÂNCER!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário, sua participação é muito importante

loading...