MAQUIAGEM : SEGUNDA PARTE –PELE NEGRA




Quando o assunto é maquiagem, umas das dúvidas surgem com frequência são aquelas relacionadas às cores e os tons de pele.
A maquiagem para pele negra não tem segredos. Para uma maquiagem perfeita, os cuidados básicos são os mesmos que se deve ter com qualquer outro tipo de pele. É essencial escolher produtos de boa qualidade e que sejam adequados ao tipo e cor da pele. Antigamente, os pigmentos dos produtos acabavam deixando a pele cinzenta. A indústria de cosméticos percebeu a necessidade de produtos que se adaptassem à pele das mulheres negras e hoje em dia, há cores variadas e diversos tons específicos para realçar ao máximo a beleza negra e tratar a pele ao mesmo tempo.
Esqueça aquela idéia de que a maquiagem para a pele escura deve ter somente tons de cobre. Apesar de ser uma questão de gosto, a pele negra permite tanto uma maquiagem natural, sem muitos contrastes como um make colorido, com olhos bem marcados, por exemplo.

Após o cuidado da pele a limpeza, esfoliação e a hidratação , que falamos na primeira parte da matéria devemos aplicar o corretivo nas olheiras e manchas. As mulheres de pele morena ou negra tendem a ter olheiras mais escuras que o tom de pele. Para esconder, você deve usar um corretivo um tom mais claro que a sua pele e depois uniformizar a área com o seu pó ou base.





BASE E PÓS

Para escolher a cor de base perfeita, a regra é não tentar escurecer ou clarear a pele. Se a tonalidade da base for mais clara, ela pode deixar a pele esbranquiçada ou rosada. É importante também levar em conta se o tom da pele negra tende mais para o vermelho ou o amarelo, a base deve seguir essa mesma coloração. Para não correr o risco de ficar com uma aparência artificial, teste a base antes de comprar. O melhor lugar para testar a base é no próprio rosto, na região que fica abaixo das maçãs do rosto e na linha do queixo.

As mesmas regras valem na hora de escolher o pó facial, ele não deve ficar evidente na pele. Na hora de escolher um corretivo para disfarçar as olheiras e as imperfeições da pele, opte por um de cor bege escuro.

SOMBRAS

Na cartela de cores de sombras ideais para a pele negra bem escura, estão os tradicionais tons de cobre, dourado, rosa escuro, vermelho fechado, vinho, berinjela grafite, uva, azul profundo e bordô. Já para as mulheres que tem a pele negra mais puxada para o marrom, as cores mais indicadas são o dourado, bronze, cobre, chocolate ou mesmo o próprio marrom. Sombras com efeito metálico e cintilante, principalmente se combinados com um delineador preto, deixam a maquiagem mais viva. As de textura fosca trazem mais naturalidade.
 Dicas:faça os olhos com sombra roxa, por exemplo. Tente encontrar uma paleta de púrpura que se agrade o seu tom de pele. Para tons de pele quente, procure quente, vermelho-púrpura; peles com tons mais frios, tons de roxo mais azulados. Aplique uma sombra mais escura roxa perto da linha dos cílios. Use um tom médio até o final da pálpebra móvel.
Quem não gosta de arriscar pode usar os tradicionais dourado-bronze-cobre para colorir as pálpebras, mas as alternativas não ficam por aí. Qualquer cor que seja cintilante, que tenha o efeito de iluminar os olhos cai muito bem na pele negra. Tons pastéis cintilantes ficam muito bem, principalmente se combinados com um delineador preto.
O lilás, que é uma cor fria, e o ameixa, que é uma cor quente, ficam ótimos em peles morenas e negras. Verdes próximos ao oliva também. Dá até para arriscar um amarelo com pigmentação, ou seja, aquela sombra que você vê claramente quando experimenta.

Cuidado com essas cores - Cinza não deve ser usado porque não destaca, melhor usar prata no lugar. Azul é uma cor complicada de usar. Se a sua pele é muito escura, ao invés de usar uma sombra marrom para escurecer, use a preta. Rosa pink tem uma intensidade violenta e a maquiagem pode ficar sem estilo.


SOMBRECELHAS


Se a sua sobrancelha tem falhas, o mais seguro é usar lápis preto para corrigir. Tente não usar cinza, marrom ou castanho porque não dão definição. Para que o risco preto não fique muito forte, você pode esfumaçar o produto na raiz dos pelos ou usar uma sombra preta ao invés de lápis.

DELINEADORES

Use e abuse de delineadores. Use um delineador de traço fino em cima e esfumação na parte de baixo, pois realça a beleza dos olhos. Você pode usar durante o dia com uma sombra mais cintilante e à noite, com sombras mais chamativas. Rímel preto e um curvex realça mais os cílios.

Dica 1: Se você for usar lápis preto ao invés de delineador, esfumace o traço para não ficar um risco grosseiro.
Dica 2: Se a sombra não for pigmentada, não adianta colocar camadas e mais camadas para a cor aparecer, ou você corre o risco de borrar a maquiagem.


BLUSH


O blush é essencial para dar vida às maçãs do rosto. As mulheres negras devem optar pelo marrom escuro, marrom café ou ainda pelo rosa queimado e o terracota, que dão um aspecto saudável. Os tons de laranja, salmão e pêssego não combinam com a pele escura.


BATONS E GLOSS

A primeira providência é delinear a boca com um lápis marrom mais escuro que o tom de sua pele. Em peles morenas e negras a cor dos lábios se confunde com a da pele. O batom deve cobrir a marca feita pelo lápis.

 As cores são as mesmas indicadas para as sombras: dourados, ameixa e vermelhos. Evite tons frios como prata e branco. Se quiser, os prateados podem ser usados no centro do lábio inferior para dar volume à boca.
Podem usar tanto batom como gloss os dois funcionam muito bem. O batom deixa a boca mais definida, o gloss deixa a boca sensual. Você pode brincar misturando batom e gloss para obter diferentes tonalidades, por exemplo, usar um batom escuro embaixo e um gloss claro por cima.




A mulher negra e sua beleza estão sempre em evidência e é preciso uma boa e bela maquiagem para realçar os seus traços, aproveitem as dicas e use e abuse das maquiagens adequadas para nossa pele.



Comentários

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário, sua participação é muito importante

loading...