USO RACIONAL DE MEDICAMENTO



 “ Existe uso racional quando os pacientes recebem medicamentos apropriados a suas necessidades clínicas, em doses adequadas a suas particularidades individuais, por período de tempo necessários e com baixo custo para eles e sua comunidade” ( Conferencia Mundial sobre Uso racional de medicamento, Nairobi, 1985).

Medicamento:
É toda substância químicaque tem ação profilática,terapêutica ou que atua como auxiliar de diagnóstico.
Por exemplo: vacinas,antibióticos, etc.

É necessário usar os medicamentos na quantidade correta, medicamentos não são mágicos, todos precisam de um tempo para fazer efeito.

Nunca deixe medicamento ao alcance das crianças.

A automedicação é a prática de ingerir medicamentos sem o aconselhamento e/ou acompanhamento de um profissional de saúde qualificado, em outras palavras, é a ingestão de medicamentos por conta e risco por um indivíduo.

As causas do problema seriam o uso incorreto de substâncias durante vários períodos da vida, onde o sistema imune é perturbado, facilitando assim intoxicações, hipersensibilidade e resistência de organismos nocivos.

É importante fazer uma reflexão sobre as perspectivas do consumidor (doente), do prescritor (médico), do vendedor (farmácia), do fabricante (indústria farmacêutica) e, finalmente, analisar a ótica da publicidade.

Riscos de uso incorreto:
Não utilizar  medicamentos que sobraram ou com prazo de validade vencida. Eles podem não fazer efeito e ainda prejudicar sua saúde.

Só tomar remédios com o conhecimento do seu médico ou sobre a orientação do seu farmacêutico. Não ingerir medicamentos aconselhados por outras pessoas .

Evitar comprar medicamento ou plantas medicinais em feiras, eles não tem fiscalização e podem prejudicar a saúde.

Interações medicamentosas é evento clínico em que os efeitos de um fármaco  são alterados pela presença de outro fármaco, alimento, bebida ou algum agente  químico ambiental. Constitui causa comum de efeitos adversos.

Reação adversa é qualquer condição indesejável ou a piora de uma doença já existente após ou durante o uso de um medicamento. Até termos certeza de que foi o medicamento que causou o que o paciente está sentindo, dizemos que a pessoa teve evento adverso e somente depois de comprovado é que dizemos que teve uma reação adversa .

Por isso  em caso de dúvida procure sempre um farmacêutico , pois ele é  o profissional da saúde com maior conhecimento sobre os medicamentos e seus efeitos no corpo humano. Seu papel no sistema de saúde é orientar e educar ao paciente em matéria de medicamentos.





Comentários

loading...